Agora é comprovado: sorrir faz bem para a saúde

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Agora é comprovado: sorrir faz bem para a saúde

Date October 15, 2017 16:40

Sorrir faz bem para a saúde. Não é de hoje que escutamos essa famosa frase que pode dar uma impressão de autoajuda. Mas é a pura verdade e comprovada pela ciência.

Em um primeiro momento, parece difícil entender como estar feliz e bem humorado pode influenciar na saúde como um todo, mas de acordo com um estudo na Inglaterra, o humor de uma pessoa está diretamente ligado ao sistema imunológico que é o guardião protetor contra as doenças como gripe, resfriados, pneumonias, viroses e até mesmo as doenças psicossomáticas.

Max Bukovski / Shutterstock.com

Ao contrário, a ciência já tinha comprovado os danos que o estresse, a tristeza, raiva e outras emoções negativas geram diversos prejuízos para a saúde. Estar chateado ou triste pode alterar a pressão, levando a hipertensão, doenças cardiovasculares.

Veja mais: Cego e fotógrafo: a incrível história de superação de Valdir

Kavita Vedhara, da Universidade de Nottingham, estudou sobre os dados que o estresse gera no sistema de defesa do corpo. Como por exemplo, cuidadores e profissionais de saúde em estado de estresse ficam piores do que o normal quando recebem algum tipo de vacina.

A pesquisa estudou cerca de 138 pessoas entre 65 anos e monitorou seus estados de humor durante seis semanas e os resultados geraram surpresa: o fator determinante entre sucesso e fracasso é o sorriso e o humor positivo.

A risada oferece relaxamento para todo o corpo e a mente fica mais tranquila. Além disso, quando a pessoa se sente feliz e sorri, o organismo ativa a produção de diferentes neurotransmissores que trazem mais sensação de alegria e de paz, como a endorfina.

Recomendado para você: Quer ser feliz? Livre-se dessas emoções tóxicas!