Conhecendo os 10 transtornos de personalidade mais famosos

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Conhecendo os 10 transtornos de personalidade mais famosos

Date September 12, 2017 14:54

Muito se fala sobre os transtornos de personalidade, mas poucas pessoas sabem realmente o que é. De acordo com o DSM 5 (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais 5.ª edição), trata-se de um transtorno padrão que persiste na vivência íntima, demonstrado por meio de um comportamento que foge de forma acentuada à cultura do indivíduo.

É um padrão de comportamento e pensamento invasivo ou inflexível e geralmente se apresenta na adolescência ou no início da idade adulta, provocando sofrimento ou prejuízo a sie aos que convivem.

Lord Baileys/ Shutterstock

Fazem parte de um grupo de doenças psiquiátricas e que sem tratamento, que consiste em psicoterapia e medicamento, gera sofrimento e dificuldades nos relacionamentos.

Os transtornos são divididos em categorias de acordo com as semelhanças. Conheça os 10 mais famosos:

Categoria de Transtornos de Personalidade Excêntricos

• Paranoide: a desconfiança é a marca registrada. Pessoas com esse transtorno sempre acham que são ou serão enganadas ou se sentem constantemente perseguidas.

• Esquizoide: isolamento e falta de interesse em contato social são as principais caracteríscas.

• Esquizotípica: apresentam crenças incomuns e bizarras, dificuldades para relacionamentos íntimos.

Categoria de Transtornos de Personalidade Dramáticos

• Antissocial: não consegue se colocar no lugar do outro. Não reconhece sentimentos e necessidades dos outros. Pode mentir, roubar ou agredir.

• Histriônica: são dramáticas e emotivas em excesso, com necessidade de atenção acima da média.

• Borderline: possuem medo extremo de abandono e instabilidade emocional extrema, comportamentos autodestrutivos e sensação de vazio.

• Narcisista: como o nome já diz, a autoestima é inflada. Possuem pouca preocupação com o outro e tem fantasias extremas de beleza e poder.

Categoria de Transtornos de Personalidade Ansiosos

• Esquiva: Como o nome já diz, pessoas que evitam contato social, por não suportarem o julgamento. Podem ser extremamente tímidas e se sentirem inadequadas.

• Obsessivo-compulsiva: pessoas com necessidade extrema de regras, organização, perfeccionistas ao extremo e necessidade de controle.

• Dependente: pessoas com necessidades extremas de serem cuidadas, tem medo de estarem sozinhas e não conseguem tomar decisões por sua conta.

Recomendado para você: Borderline: conheça esse transtorno de personalidade