Em uma cidade da Suíça, cada um tem uma horta em sua casa

Família & Crianças

Quem nunca pensou em plantar suas próprias verduras, legumes e frutas em casa? Quem já pratica a iniciativa de pequenas hortas em casa deve saber o prazer que existe em colher com as próprias mãos o que se vai comer.

Renato Seiji Kawasak / Shutterstock.com

Esse sonho pode ser realidade e ele já existe em algum lugar do mundo um pouco distante de nós. Em Les Avanchets, na Suíça, a comida de cada um está no próprio quintal, ou caso não esteja, no máximo está no quintal ao lado ou daqui a  algumas quadras.

Recomendado para você: Horta em casa: como plantar, cuidar e os benefícios do orégano

A ideia deles é que cada morador possa ter em seu jardim as frutas e verduras preferidas. Mas não se trata de comer apenas o que se planta. Lá existe o intercâmbio. Todos trocam alimentos orgânicos.

udra / Depositphotos.com

O projeto não garante apenas que se vai comer uma grande variedade de alimentos e todos orgânicos, mas promove também um intenso contato e interação social com os outros vizinhos.

Isso quebra uma distância automática que existe hoje em cidades grandes, onde muitas vezes não conversamos direito nem com o vizinho porta ao lado no prédio em que moramos.

A ideia não é inédita e deve estar presente na vida de cada um. Mas que é linda de se imaginar que existe, isso é!

ashaKhalabuzar / Depositphotos.com

Mas por que lá eles conseguiram colocar isso em prática? Em Les Avanchets, essa é uma atividade que ficou como uma herança da Primeira Guerra Mundial. Quando ela acabou, os trabalhadores ganharam lotes de terra e recomeçaram suas vidas ali neste espaço de cultivo.

Fonte: The Greenpost

Veja também: Horta em casa: como plantar, cuidar e os benefícios do alecrim