Gravidez promove mudanças nos pés das mulheres

Família & Crianças

October 12, 2017 22:21 By Fabiosa

Todo mundo pode achar que é um mito, menos as mulheres grávidas ou que já estiveram algum dia. Os comentários são sempre os mesmos, partindo destas mulheres: os pés ficam não somente inchados, mas mudam de tamanho e muitas vezes de formato.

Parece engraçado ou surreal, mas as pesquisas confirmam. De acordo com pesquisadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, a gravidez não só aumenta o tamanho dos pés. Eles também descobriram que essas mudanças podem ser permanentes. Essa notícia não deve ser muito animadora para mulheres que tinham coleção de sapatos antes de engravidar.

ArtFamily / Shutterstock.com

O estudo mediu os pés de 49 mulheres durante os primeiros três meses de gravidez e depois foram novamente medidas aos cinco meses e depois de dar à luz. De todos os casos, em 70% deles os pés ficaram não somente mais compridos, mas também mais largos.

Em todas as medições, a altura e a rigidez da curvatura da sola diminuíram, que é o chamado pé chato e o aumento identificado foi de 2 a 10 milímetros de comprimento, quantidade suficiente para que as mulheres tenham que aumentar um número de sapato.

Os médicos explicam que as mudanças nos pés geralmente acontecem na gestação por um “afrouxamento” nas articulações, geradas por mudanças hormonais e pelo aumento de peso. Diferentemente do que os especialistas acreditavam, os pés não voltam ao normal depois do nascimento do bebê.

Um fator interessante observado na pesquisa é que as principais mudanças, tanto nos pés quanto em todo o corpo da mulher acontecem geralmente na primeira gestação. Nas gestações seguintes da mulher essas mudanças não são tão relevantes. Por isso, a hora de trocar de sapatos para um número maior pode ser após a primeira gestação, sem receios.

Recomendado para você: Barriga de grávida: curiosidades que todo mundo tem e talvez nunca tenha tido coragem de perguntar