Lua de Leite: a mamãe também precisa de um tempo a sós co

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Lua de Leite: a mamãe também precisa de um tempo a sós com o bebê

Date November 2, 2017 17:08

Depois de nove meses de gestação, a mamãe e todos os familiares e amigos mais próximos mal podem esperar para ver o rostinho do bebê. Depois do parto, é hora de todos irem até o hospital ou à casa da mamãe para levar presentes, conversar, saber como foi tudo e como estão, certo? Negativo.

Esse é o período da chamada Lua de Leite. Da mesma forma que acontece com a Lua de Mel, em que os noivos precisam de um momento só para eles após o casamento, assim também é com a mamãe e o bebê, que precisam de um tempo reservado, sem muitas visitas.

gettyimages

Recomendado para você: Mãe faz foto de seu corpo horas após o parto e inspira várias mulheres nas redes

Esse é um momento sagrado entre a mãe, o bebê e se houver, o papai. É hora de se conhecerem, se olharem, se sentirem, se adaptarem, criarem um vínculo.  A Lua de Leite funciona tanto para os aspectos emocionais quanto operacionais, para se acostumarem com o amamentar, com os horários de sono e com tudo o que envolve o cuidar.

gettyimages

É tudo novo para o bebê, que estava dentro do útero, protegido e agora está conhecendo um mundo novo. Para a mãe, mesmo que não seja de primeira viagem, também é sempre uma experiência nova. Esse é um momento da mulher se conhecer no papel de mãe. O ambiente precisa ser tranquilo, seguro e sem muita gente, sem muito estímulo.

Não existe tempo definido para a Lua de Leite, porque isso varia muito de uma mãe para outra, podendo variar de um a três meses. Sabendo disso, é sempre interessante pedir para a mãe avisar quando estiver mais adaptada e preparada para receber visitas.

gettyimages

Evite visitar se estiver doente, gripado ou com a imunidade baixa. Ao chegar na casa, lave as mãos ou passe um álcool gel. E depois, é só curtir e admirar o bebê.

Veja também: Nascimento: a importância da mãe e do bebê ficarem juntos após o parto