Mãe leva filho de 3 anos para uma tribo indígena para apre

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Mãe leva filho de 3 anos para uma tribo indígena para aprender educação infantil

Date 19 de setembro de 2017

Com 12 anos de idade, Camila Gauditano de Cerqueira teve seu primeiro contato com uma realidade indígena. Sua mãe, fotógrafa, especializou-se em fotografia indígena e a levou consigo para uma aldeia Xavante Pimentel Barbosa, em Mato Grosso.

Hoje Camila é antropóloga, mãe, e realiza um trabalho de consultoria sobre educação no ISA (Instituto Socioambiental). Inspirada pela atitude da mãe há alguns anos, ela levou seu filho Martim para o Parque Indígena do Xingú, que fica na região nordeste do Mato Grosso, região sul da Amazônia. O nome Xingú se refere ao rio que atravessa o território.

Gustavo Frazao/ Shutterstock

O filho teve oportunidade que ela teve na infância e conheceu três diferentes etnias: os Kisêdjê, Ikpeng e Yudja. Martim, com 3 anos, passou 20 dias na aldeia indígena.

Camila tirou muito aprendizado dos índios sobre educação infantil. Durante o período em que esteve lá, ela teve oportunidade de conviver e trocar conhecimentos com diretores e professores das aldeias.

Ela saía para trabalhar e seu filho ficava brincando com as crianças da tribo. Ela diz que se sentia em total confiança e tranquilidade em deixar seu filho lá. Isso porque ela sabia que as crianças dominam o território.

Entre as principais lições que Camila tirou, juntamente com seu filho foram que a partir dos três anos de idade, a criança já conquista maior autonomia, até mais do que em nossa cultura.

Mesmo assim, não vê muito sentido em tentarmos imitar de forma literal o modelo indígena, mas podemos tirar algum aprendizado disso. Umas das principais questões que podemos aprender com o índio é a conexão com o ambiente em que vivemos, integrando nossas crianças com o ambiente em que elas vivem o quintal, a rua, a terra, os parques e jardins, entre outros.

Camila entendeu que não é preciso sair da cidade para se conectar com o meio, basta desligar os equipamentos eletrônicos e colocar atenção e intenção na escuta e no mundo externo.

Recomendado para você: Salar Uyuni,o lugar mais salgado sobre a terra, é uma paisagem mágica e de origem MUITO triste