Não está dormindo bem? Alguns hábitos podem estar atrapalhando seu sono

Saúde e Estilo de Vida

Ter uma noite de sono de qualidade é fundamental para a saúde física, mental e emocional. Para muitos isso parece ser um desafio. O corpo sinaliza cansaço, fadiga...e quando se deita na cama, o sono pode ser agitado, quebrado...o dia acaba ficando mais exaustivo ainda, como um ciclo que se repete.

Mas você se prepara para dormir? Assim como os adultos fazem com as crianças, o ambiente deve ser preparado.  Saiba que alguns hábitos muito simples podem te ajudar a ter uma boa noite de sono. Confira:

1 - Deixe o ambiente escuro e silencioso: sem luz de televisão, nem lâmpadas acesas, feche as portas e as janelas, retire relógios ou aparelhos luminosos ou barulhentos .

2 - Diminua a temperatura: lugares muito abafados prejudicam o sono.

3 - Deite-se cedo e mantenha uma rotina de horário para dormir: o sono com melhor qualidade é aquele das 11 da noite até 01: 00 da madrugada, onde o corpo se recarrega. Dormir e acordar mais ou menos no mesmo período faz com que seu corpo se acostume com o ritmo.

4 - Não beba nada líquido algumas horas antes de dormir: ingerir líquidos antes de deitar pode fazer com que você acorde para ir ao banheiro e isso atrapalha seu sono.

5 - Evite estímulos mentais ou físicos antes de dormir: evite trabalhar e resolver assuntos sérios horas antes de dormir. Da mesma forma, evite se exercitar pouco antes de dormir. Deixe sua mente ir relaxando pouco a pouco.

6 - Evite bebidas alcoólicas ou à base de cafeína: qualquer substância estimulante pode atrapalhar a qualidade de seu sono.

7 - Evite comer alimentos pesados ou gordurosos antes de dormir. Evite carnes e frituras. Dê preferência à frutas, banana, leite, alface, aveia, couve...

8 - Busque o peso ideal: estar acima do peso pode prejudicar o seu sono.

Fonte: Beleza e Saúde

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