Não ter filhos também é uma escolha e as pessoas precisam

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Não ter filhos também é uma escolha e as pessoas precisam ter esse direito

Date October 17, 2017 14:55

Viemos de um tempo em que ter filhos fazia parte de um protocolo. Dificilmente se questionava ou se refletia a respeito, assim como algumas tradições. Namorar, casar e ter filhos era um costume tão natural quanto respirar.

Não só era algo natural, como depois de um tempo passou a ser idolatrado. Ter filhos era algo quase mágico. Nos períodos entre o século 18 e o século 20, o filósofo Jean-Jacques Rousseau batizou o período de “Religião da Maternidade”. Era ao mesmo tempo uma crítica e uma constatação ao observar que o bebê havia se tornado um Deus e a mãe, uma Santa.

Recomendado para você: Ter ou não ter filhos? Essas celebridades escolheram não tê-los!

Roman Samborskyi/ Shutterstock.com

Diante dessa atmosfera de santidade em ter filhos, quem naquela época gostaria de discordar? Difícil né? Na verdade, ocorria justamente ao contrário. Aquelas que não podiam ou acabavam não tendo filhos, sentiam-se marginalizadas da sociedade.

Hoje em dia as pessoas estão muito mais conscientes de seus papéis no mundo, da responsabilidade em ter filho e o cenário econômico e social que não está dos melhores para colocar uma vida no mundo.

Mesmo assim, aqueles que assumem que não querem ter filhos são bombardeados de questionamentos ou até recebem um olhar de estranheza. Mas não ter filhos também é um direito de escolha e existem justificativas que podem ter fundamento.

Algumas das principais justificativas são:

Andrei Zveaghintev/ Shutterstock.com

- Um filho não une um casal, ao contrário do que se pensa.

- Ter filhos significa dormir pouco.

- Relacionamentos podem ser afetados pelo fato de cada um pensar diferente sobre como educar os filhos.

- Um filho não garante felicidade.

- Ter filhos pode não ser bom para o planeta, que já ultrapassou mais de 7,5 bilhões de habitantes.

- O cenário nacional e mundial não é o dos melhores para colocar uma vida.

Sabemos que ter filhos é uma experiência única e magnífica, mas não podemos exigir que os outros tenham os mesmos sonhos e desejos.

Veja também: Seleção de fotos mostra a beleza de pais à espera de seus filhos adotivos