Neurocientistas afirmam que mulheres precisam dormir mais

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Neurocientistas afirmam que mulheres precisam dormir mais

Date 24 de setembro de 2017

Atenção homens: quando a mulher pedir mais meia horinha de sono, deixe-a dormir. A neurociência comprovou: mulheres precisam dormir mais, pelo menos 20 minutos a mais do que os homens. O estudo comprovou que o cérebro das mulheres é considerado mais “complexo” e trabalha mais durante o dia.

ViChizh / Shutterstock

Os neurocientistas chegaram a essa explicação após estudar mais de 200 homens e mulheres de meia-idade e explicam que o sono tem um papel fundamental em recuperar e autorreparar funções cerebrais.

A área do córtex, que realiza as funções de memória, pensamento e linguagem durante o sono é como se desligasse e religasse em modo de recuperação.

Então, quanto mais o cérebro trabalha durante o dia, mais tempo de sono é necessário para se restabelecer. O fato das mulheres terem uma tendência à multitarefa, elas acabam utilizando muito mais funções do cérebro do que os homens e necessitando de mais tempo de descanso.

Os pesquisadores defendem que não é uma necessidade exclusivamente das mulheres. Se um homem também tiver muitas funções e responsabilidades complexas, de tomada de decisões, também precisará de mais horas de sono. A insuficiência nas horas de sono para as mulheres pode gerar uma série de efeitos colaterais, como estresse psicológico, hostilidade, depressão e raiva.

Outro estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Warwick, na Inglaterra, afirma que mulheres que dormem pouco estão sujeitas a sofrer de pressão alta. E estudos realizados na Universidade de Medicina de Pittiburgh, nos Estados Unidos, comprovou a relação entre a privação de sono e problemas no relacionamento.

Recomendado para você: Você pode ter problemas com o sono conforme vai envelhecendo. Aqui estão 8 dicas para te ajudar a evitá-los!