Neurocientistas dão dicas para turbinar a memória

Notícias

September 18, 2017 13:44 By Fabiosa

Hoje em dia somos bombardeados por excesso de informações: datas, prazos, conhecimentos...a sensação é de que temos acesso a muito mais conteúdo, mas não nos aprofundamos tanto quanto antes...e principalmente...nossa memória parece que não é mais a mesma. A tecnologia ajuda, mas nada como a nossa mente. Os cientistas afirmam que a parte do nosso cérebro mais afetada pela sobrecarga de estímulos e informações é a memória.

Mas calma, para tudo existe um jeito, uma técnica, um recurso. Os neurocientistas nos oferecem um alento quando dizem que existem formas de recuperar o potencial de lembrança. Veja alguns métodos para facilitar na fixação de informações:

Pathdoc/ Shutterstock

1. Torne-se o professor

Simule que você é o professor e que está explicando o conteúdo que precisa memorizar para outra pessoa – seja um amigo, um familiar e até mesmo o espelho se assim desejar. Especialistas dizem que você consegue memorizar a informação se fizer algo prático com ela.

2. Escreva

Em tempos de laptop e smartphones, lápis e papel virou raridade. Cada vez menos escrevemos à mão. Mas segundo os especialistas, esse é um método eficiente para memorização. Isso porque quando usamos o teclado, a escrita é processada no cérebro em outra velocidade e de forma mais superficial. Se não quiser escrever, pode desenhar, fazer um esquema com círculos, flechas ou no formato que quiser. O importante é que seja manuscrito.

3. Seja criativo

Visualize a informação em alguma história, em algum contexto e quanto mais inusitado, engraçado, melhor.

4. Tente reverter em música

Quem não tem facilidade de lembrar de uma música ou estrofe? Já parou para pensar na quantidade de músicas que temos guardadas no cérebro? O segredo é a melodia. O cérebro tem facilidade de armazenar informações com melodia. Esse é o segredo dos cursinhos quando os professores ensinam músicas que muitas vezes pareciam ridículas e por trás tem um sentido científico.

Recomendado para você: Está sofrendo com a falta de memória para aprender algo novo? Conheça duas ervas milagrosas