Níveis de dopamina no cérebro são responsáveis pelo bem-

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Níveis de dopamina no cérebro são responsáveis pelo bem-estar e felicidade

Date September 21, 2017 13:34

Muitas pessoas relacionam a felicidade com o sucesso profissional, o relacionamento amoroso, as amizades, estabilidade financeira a saúde...e se te dissermos que esse estado de espírito está relacionado a um neurotransmissor produzido no cérebro?

Sim, a dopamina é fundamental para inúmeras funções essenciais, como o movimento do corpo, a sensação de prazer e recompensa, a elaboração mental de conhecimento, atenção, memória, concentração e resolução de problemas.

Neste caso, quando os níveis de dopamina estão baixos, podemos ter problemas de saúde como depressão, melancolia e outros problemas emocionais.

A boa notícia é que existem formas de aumentar a dopamina no corpo sem tratamento medicamentoso. Veja algumas dicas:

Maridav / Shutterstock

01: Atividade Física: exercícios aumentam não somente os níveis de dopamina, mas também de endorfina e serotonina. A atividade física está ligada ao bem-estar e à felicidade e reduz o stress.

02 – Independência: depender de álcool, drogas, jogos, compras ou outras situações que gerem prazer instantâneo, faz com que o cérebro mantenha baixos níveis de dopamina no cérebro.

03 – Detox: tente desintoxicar regularmente o seu corpo com alimentação balanceada e exercícios. O acúmulo de toxinas e bactérias atrapalha a produção de dopamina e enfraquece a imunidade.

04 – Tirosina: existente em alimentos como banana, chá verde, melancia, amêndoa, abacate e chocolate amargo, a tirosina é um dos 22 aminoácidos fundamentais para criação de proteína e consequentemente, da dopamina.

05- Música: mesmo que por tempo curto, a música ajuda a aumentar os níveis de dopamina.

06 - Organização: a realização de pequenas tarefas diárias de forma organizada aumenta a dopamina.

07 - Criatividade: atividades artísticas e subjetivas estimulam a produção de dopamina e trazem sensação de bem-estar.

08 - Suplementação: alguns alimentos como a cúrcuma, a ginkgo biloba, entre outros, ajudam na produção de dopamina.

09 - Meditação: estimulam a produção do neurotransmissor de forma diferente que a atividade física, melhorando o humor, reduzindo o stress e criando energia mental.

O propósito deste artigo é meramente informativo. Não há intenção de oferecer recomendações médicas. Fabiosa não é responsável por possíveis consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, alteração alimentar, ação ou uso de medicamentos resultantes da leitura e das instruções contidas neste post. Antes de começar qualquer tratamento, consulte um médico. As informações acima não substituem um diagnóstico a ser realizado por uma equipe de profissionais preparados.

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