Primavera: terapia com essências florais ajuda no equilíbrio emocional, psíquico e fís

Primavera: terapia com essências florais ajuda no equilíbrio emocional, psíquico e físico

Saúde e Estilo de Vida

September 21, 2017 13:47 By Fabiosa

Cada vez mais, a terapia floral vem ganhando respeito das pessoas que buscam tratamentos mais naturais ou mesmo complementares à medicina tradicional.

Mesmo sendo um conhecimento milenar, não faz muito tempo que este tipo de terapia tem sido reconhecida. Antigamente, as pessoas viviam em contato direto com a natureza. Então as ervas e flores faziam parte do dia a dia destas pessoas como poder curativo.

Os primeiros registros de utilização de essências florais são da Antiga Índia, de onde surgiram os ensinamentos mais antigos de medicina e saúde.

Keko64/ Shutterstock

No Egito, há mais de 5.500 anos AC, as essências foram utilizadas pela primeira vez em profusão. Na época de Cristo, tinham finalidade de cura medicinal.

Em 1930, o médico Dr. Eduard Bach fez um intenso trabalho de catalogação das essências e conseguiu comprovar seus efeitos pela Organização Mundial da Saúde em 1976.

A partir daí, o tratamento com essências florais foi se difundindo cada vez mais porque com a vida moderna, ritmo agitado, nos desconectamos cada vez mais da natureza, das coisas naturais e com isso os impactos geralmente são de desarmonia, gerando doenças.

A terapia com florais ajudam a resgatar o equilíbrio energético e emocional. Isso porque o conceito de terapia com os florais trabalha o desequilíbrio como um todo, envolvendo os aspectos emocionais, psíquicos e físicos.

Dr. Eduard Bach dizia que não existem doenças e sim pessoas adoecidas. Os florais não são considerados medicamentos, pois não possuem efeitos colaterais.

Es75/ Shutterstock

Depois dos florais de Bach, estudiosos e pesquisadores começaram a trabalhar com as flores de seus próprios países, dando origem a diferentes sistemas de terapias florais. Hoje existe uma diversidade de terapias de acordo com o lugar de origem de colheita das flores, entre eles, os mais conhecidos são: californianos, Alasca, Australianos e Saint Germain. Os florais brasileiros são muito bem reconhecidos pelos seus efeitos benéficos, entre eles estão os florais de Minas, da Amazônia, da Chapada dos Veadeiros, entre outros.

Os efeitos positivos da terapia com florais já são estudadas por diferentes profissionais e áreas e a terapia é inclusive aceita e regulamentada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e liberada pela Anvisa.

O propósito deste artigo é meramente informativo. Não há intenção de oferecer recomendações médicas. Fabiosa não é responsável por possíveis consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, alteração alimentar, ação ou uso de medicamentos resultantes da leitura e das instruções contidas neste post. Antes de começar qualquer tratamento, consulte um médico. As informações acima não substituem um diagnóstico a ser realizado por uma equipe de profissionais preparados.

Recomendado para você: A Estação das flores traz alegria… e também alergias!