10 possíveis motivos para a sua dor de barriga

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

10 possíveis motivos para a sua dor de barriga

Date August 9, 2017 19:59

Sentir dores abdominais é algo mais comum do que se imagina. Mas muitas pessoas não dão muita atenção. Em alguns casos, pode ser algo que se comeu, gases, intestino preso, ou algo assim. Mas em outros casos, como dores frequentes e que não passam, não custa consultar um médico.

Veja abaixo os possíveis motivos para as dores abdominais:

  • Gases e má digestão: esses costumam ser os principais causadores de dor de barriga. Uma ótima dica é tomar um chá de erva cidreira ou remédio para gases. No caso de má digestão, quando algum alimento não cai bem, recomenda-se chás digestivos como boldo ou erva doce. Se preferir medicamentos, sal de frutas ou Estomazil.
  • Stresse: o esgotamento físico, mental e emocional são a causas de muitos problemas psicossomáticos, mexendo com toda a parte gastrointestinal, gerando diarreia, enjoo, falta de apetite, dores musculares. Pode ser benéfico praticar exercícios físicos, psicoterapia, descanso físico e mental, massagem e se não melhorar, procurar ajuda de profissionais.
  • Gastrite ou Úlcera: geralmente gera dor intensa na barriga, com enjoo, principalmente após as refeições ou quando a comida é gordurosa ou picante. Neste caso, é importante agendar um médico gastroenterologista para fazer os exames adequados.
  • Refluxo: acontece quando o ácido do estômago sobe para o esôfago, gerando sensação de queimação, arrotos, indigestão, mau hálito e sensação de bolo na garganta. O ideal é consultar um médico para seguir orientações de dieta e tomar medicamentos, se necessário.

  • Intolerância alimentar: muito se tem falado sobre alergia ou intolerância ao glúten e à lactose ou até mesmo a outros tipos de alimentos, que é quando o organismo não consegue digerir bem essas substâncias, gerando dor e desconforto. Muitas vezes a dor vem junto com inchaço, gases, vômitos e dores de cabeça, perda de peso, entre outros. É importante consultar um médico gastroenterologista para diagnóstico correto.
  • Intestino Irritável/ colite: é causado por uma inflamação na parede do intestino por sensibilidade a algum alimento ou stress. Os sintomas são cólicas abdominais, gases e diarreia, intercalando com prisão de ventre. Neste caso, consulte um médico para o tratamento mais adequado.
  • Problemas de vesícula ou pâncreas: podem ser os chamados cálculos (pedras), com sintomas de febre, inchaço, diarreia seguida de vômito e fezes amareladas e dor na parte superior da barriga.  Estes são os casos em que a pessoa deve ir rapidamente ao médico para rápido tratamento.
  • Vermes: são frequentes e geram perdas de pesos, coceira no ânus, diarreia, mudanças de apetite, cansaço sem motivo. Recomenda-se consultar o médico para tomar o medicamento correto.

Recomendado para você: Você acredita que a sua barriga é o que te impede de ter uma boa forma? Você ficará surpresa em saber que as barrigas não têm nada a ver com o excesso de peso!