Traumas podem ser herdados de pais para filhos, diz estudo

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Traumas podem ser herdados de pais para filhos, diz estudo

Date 24 de setembro de 2017

Quem nunca viveu um trauma? O trauma é um acontecimento negativo que uma pessoa vivencia e que de alguma maneira fica registrado emocionalmente e psicologicamente, mesmo que inconsciente, trazendo memórias ruins durante um tempo relativo.

E se te dissermos que os traumas podem ser passados de geração para geração, por meio de uma herança genética?

Photographee.eu / Shutterstock

Um estudo americano, realizado na Emory University School of Medicine e publicado na revista Nature Neuroscience apontou que um evento traumático pode causar mudanças no DNA dos espermatozoides e nos cérebros e estas alterações podem ser transmitidas para as gerações seguintes.

Eles concluíram que os traumas vividos pelos pais, mesmo antes da reprodução, influenciam na estrutura cerebral, no sistema nervoso de filhos e netos.

Os cientistas treinaram um grupo de camundongos para evitar determinado cheiro parecido com a flor de laranjeira e essa aversão continuou com seus filhos e netos. Eles foram investigar os espermatozoides destes camundongos e identificaram alteração genética como uma insensibilidade ao cheiro, mesmo sem ter vivido qualquer trauma com esse odor.

Anteriormente a este experiência, outra já conhecida foi a realizada com um grupo de macacos, uma escada e no alto da escada, um cacho de bananas. Os que tentavam subir para pegar as bananas ganhavam um jato de água fria.

Com o tempo, nenhum macaco subia a escada para pegar as bananas, mesmo com fome. Depois de um tempo, os filhotes destes macacos batiam em outros que tentavam subir para pegar as bananas, mesmo sem ter tomado o jato de água gelada.

Os estudiosos consideram que se trata de uma “herança epigenética transgeracional”. Esse estudo é considerado um grande passo para novas pesquisas e tratamentos de diversos tipos de distúrbios e desordens neuropsiquiátricos e psicológicos, como fobias, ansiedades e transtornos como de estresse pós-traumático, além de obesidade, diabetes e outras doenças de metabolismo.

Recomendado para você: Sete traumas da infância que podem afetar negativamente seus filhos durante a idade adulta