Vença o medo de dirigir com algumas dicas simples

Notícias

O sentimento de medo é algo natural em todos os seres humanos. Ele representa um instinto de preservação da espécie. O ruim é quando esse medo nos paralisa, nos impedindo de fazer algo. Quando isso acontece é hora de tratar esse medo.

Da mesma forma é o medo de dirigir. Quando se tira a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), é natural ter medo. No início, pode parecer complexo agrupar todos os comandos de direção e ainda todo o aparato de atenção para não bater no carro do lado. Mas com o tempo, a mente tende a fazer tudo de modo automático.

Quando isso não acontece, o medo domina e a pessoa trava. Isso já seria uma fobia que pode estar escondendo outras inseguranças. O excesso de autocrítica, o medo do que os outros vão pensar, não se permitir errar, crenças negativas, baixa autoestima, autoconfiança abalada, medo de críticas. Por isso, o trabalho de autoconhecimento pode ser muito útil nesta etapa, pois percebendo os próprios bloqueios psicológicos e emocionais, fica mais fácil de lidar.

Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar:

1 - Não pense, faça: quanto mais você pensar, mais pensamentos de medo e de autosabotagem terão tempo de te dominar. Não dê tempo para sua mente de medo te dominar. Enfrente.

2 - Evite dirigir ao lado de pessoas que irão te analisar: selecione quem estará ao seu lado no volante, pois nesse início, qualquer tipo de comentário pode atrapalhar.

3 - Faça um cronograma para treinar: o ideal é começar num domingo, um dia mais tranquilo, com ruas mais vazias. Estipule uma agenda para dirigir, com uma constância.

4 - Faça percursos frequentes e breves: o ideal é não se esgotar nos primeiros treinos para evitar construir um conceito de que dirigir é maçante. Os percursos frequentes e curtos te ajudarão a ganhar confiança e tranquilidade.

5 - Não se intimide com os erros: lembre-se que errar faz parte do aprendizado.

6 - Avance conforme for ganhando confiança: assim que for ficando mais tranquilo e seguro, avance as marchas.

7 - Aumente progressivamente o percurso: quanto mais confiança, mais longe dá pra ir.

8 - Não deixe a autosabotagem te dominar: conforme vai avançando, é natural ter pensamentos de "não vou conseguir". Lembre-se que você chegou até aqui e todo mundo que aprende passa por essa fase. Você também vai conseguir.

9 - Esteja com pessoas que te transmitam confiança: isso é muito particular e essencial. Se a pessoa que está te ajudando a aprender ou a perder o medo não está te fazendo sentir confortável, mude.

10 - Controle pensamentos negativos e crenças de medo: preste atenção na sua mente e tente reverter os pensamentos negativos em benefícios e conquistas positivas que você terá ao dirigir. São muitas, mas a principal é a autonomia, a liberdade, a economia de tempo, etc.

Boa sorte e boa direção!

Fonte: Terapia de Bolso

Recomendado para você: Ela recém tirou sua carteira de motorista, mas para evitar o estresse fez algo lindo!

Recomendamos