Pesquisa revela que a prática de atividades físicas reduz

Pesquisa revela que a prática de atividades físicas reduz o risco de demência em até 88%

Saúde e Estilo de Vida

March 31, 2018 14:48 By Fabiosa

Sabemos que as atividades físicas oferecem inúmeros benefícios para a saúde, o corpo e a mente. Agora a mais recente descoberta é que praticar exercícios também reduz a incidência de demência.

Capifrutta / Shutterstock.com

A demência é um termo utilizado na medicina para se referir a um extenso grupo de doenças que resultam em declínio progressivo no funcionamento do organismo e da mente, incluindo perda de memória, cognitivo, raciocínio, competências sociais e emocionais.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Envelhecendo com graça: uma mulher de 100 anos compartilha suas dicas sobre como superar a demência

A demência afeta diretamente a qualidade de vida da pessoa e de seus familiares, podendo gerar até alteração de personalidade e pode ser dividida em dois grupos: reversível e irreversível ou degenerativa.

A boa notícia é que essa predisposição pode ser reduzida para quem pratica atividades físicas com regularidade. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Guthenburg, na Suécia, com mais de cem mulheres identificou que um bom condicionamento físico pode reduzir em até 88% a doença.

DenisProduction.com / Shutterstock.com

Foram analisadas mulheres com faixa etária de 50 anos que realizaram testes de capacidade cardiovasculares. Das 119 mulheres, 40 tinham ótimo condicionamento físico, 92 tinham condicionamento moderado e 59 tinham níveis baixos.

As mulheres foram acompanhadas pelos pesquisadores por até 44 anos e das mulheres que tinham bom condicionamento físico apenas 5% desenvolveram demência e as que desenvolveram foram diagnosticadas mais tardiamente e a doença foi acometida de forma menos agressiva. Para as mulheres com condicionamento moderado o número foi 25% maior e no grupo de mulheres com baixa condição física, o índice aumentou para 32%.

stockyimages / Shutterstock.com

Agora temos mais um motivo para começar a praticar atividades físicas. Independente da idade e do tipo de modalidade, exercitar o corpo é sempre a melhor opção.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Demência: Ter conhecimento dos sintomas precoces pode ajudar a iniciar um tratamento com antecedência


Este artigo é destinado apenas a fins informativos. Antes de usar qualquer uma destas informações, consulte um especialista devidamente habilitado. O uso das informações descritas acima pode ser prejudicial para a saúde. O conselho editorial não garante resultados e não assume qualquer responsabilidade por danos ou outras consequências que possam resultar do uso da informação fornecida acima.