Descubra quais são os hábitos que podem ser prejudiciais p

Descubra quais são os hábitos que podem ser prejudiciais para quem quer engravidar

Saúde e Estilo de Vida

April 13, 2018 15:42 By Fabiosa

É comum as pessoas buscarem dicas sobre algumas atitudes que devem tomar quando estão interessadas em engravidar. Mas o que muitas pessoas não sabem é que existem hábitos do nosso cotidiano que podem afetar, e muito, as chances de uma gravidez. Seja a alimentação, estilo de vida e até mesmo aspectos emocionais. De acordo com ginecologista e obstetra Pedro Monteleone, existem alguns fatores que podem contribuir ou prejudicar na fertilidade natural, e essas são alguns deles.

1) Álcool

Consumir álcool até três vezes por semana não afeta a fertilidade. Porém, no homem, o consumo habitual pode diminuir o desempenho sexual, e nas mulheres, pode influenciar na malformação do feto e aumentara incidência de sofrimento fetal.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Guia definitivo sobre endometriose: tudo que é preciso saber sobre esse problema

2) Tabagismo

O cigarro prejudica a qualidade reprodutiva. Já é comprovado o maior número de mulheres fumantes inférteis e que atingem mais rapidamente a menopausa. Também influencia nas mutações, na gravidez tubária e aumenta o índice de abortos e partos prematuros.

3) Drogas

Além de todos os malefícios conhecido, elas também diminuem a taxa de concepção causando irregularidades no ciclo menstrual, além de aumentar a disfunção erétil e piorar a qualidade do sêmen.

4) Peso

O aumento de peso causa uma queda na fertilidade. Nos homens, afeta a questão hormonal e pode contribuir para a aparição de varicocele, doença que afeta a produção de espermatozoides e pode levar a infertilidade. Na mulher, afeta o ciclo menstrual associada à disfunção ovulatória.

5) Medicamentos

O uso de qualquer medicamento pode interferir na concepção. Existem medicações que são espermatotóxicas, afetando a qualidade dos espermatozoides, e outras que interferem na formação fetal, como as que contém radicais derivados da amônia. Alguns medicamentos podem afetar a libido, como aqueles prescritos para distúrbios de humor.

A infertilidade deve ser uma preocupação para aqueles casais que vêm tentando engravidar por mais de um ano sem sucesso. Além dos fatores supracitados, a idade avançada também pode ter influência. Os especialistas recomendam sempre a orientação médica em caso de suspeita, para que haja o tratamento adequado para cada caso.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 7 perguntas importantes que as mulheres têm vergonha de fazer ao seu ginecologista


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.