Chega de ciúmes! Aqui estão 10 dicas para deixar de parano

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Chega de ciúmes! Aqui estão 10 dicas para deixar de paranoia e recuperar a autoconfiança

Date April 12, 2018 16:31

Sentir ciúmes nem sempre é prejudicial. Mas quando essa sensação começa a dominar a relação, pode abalar a confiança do casal e colocar tudo a perder. Nos casos de ciúme doentio, o sentimento de amor se transforma em posse e o relacionamento pode se tornar abusivo, tanto os relacionamentos amorosos como qualquer relação social. A boa notícia é que existe solução! Confira algumas dicas para deixar de paranoia e recuperar sua autoconfiança!

1. Assuma seu erro

O primeiro passo é assumir que sente ciúmes, para tomar as medidas necessárias e solucionar esse problema.

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2. Descubra os motivos

É importante refletir sobre o que faz você sentir ciúmes e se questionar se aquilo é realmente necessário. Às vezes, essa sensação tem relação com traumas passados e nem sempre é algo que coloca sua relação em risco.

3. Converse

Falar com o seu parceiro sobre seus sentimentos é importante para que desenvolver a confiança e para traçar os limites para cada um.

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4. Repense o passado

É normal as pessoas levarem problemas passados para os relacionamentos atuais. Reconhecer que sua atual relação é diferente da anterior é essencial para controlar os ciúmes.

5. Valorize-se

Uma forma de recuperar a autoconfiança é se valorizar e reconhecer suas qualidades. Isso é ideal para aumentar o amor próprio e se sentir alguém interessante.

6. Faça coisas sozinha

É primordial deixar de ser dependente do parceiro e fazer coisas sozinha ou com amigos. Isso valoriza sua individualidade e faz com que você não deposite toda felicidade no relacionamento.

7. Evite comparações

Se comparar com a ex do seu parceiro pode destruir sua autoestima. Saiba que todas as pessoas são diferentes e cada uma tem seus defeitos e qualidades.

8. Não fique emburrada

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Nada de ficar de cara fechada! Quando sentir ciúmes, desabafe e procure resolver a situação de maneira racional e madura.

9. Deixe de ser controladora

A ansiedade prejudica o relacionamento, trazendo pensamentos negativos, desconfianças e desejos controladores. Aceitar que as coisas podem sair do seu controle fará com que tudo seja mais leve.

10. Procure ajuda

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Se depois de todas essas dicas você não melhorar, é importante procurar ajuda profissional. Reconhecer o problema e encará-lo é um passo importantíssimo, e a ajuda de um psicólogo pode ajudar a resolver assuntos pendentes.

Com essas dicas, será possível melhorar a sua autoconfiança, deixar a paranoia de lado e se jogar no amor!

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