Medo de passar vergonha: é possível superar? Aprenda como vencer essa barreira

Família & Crianças

April 12, 2018 16:28 By Fabiosa

Quem nunca passou por uma situação daquelas que faz você querer se enfiar em um buraco e sumir? O medo de passar vergonha é algo bastante comum, mas, em alguns casos, ele pode ser tão grave que impede algumas pessoas de fazerem coisas normais, como fazer perguntas em uma reunião ou ir ao médico. Será que é possível superar esse medo tão paralisador?

alphaspirit / Shutterstock.com

A ciência parece ter achado a resposta. De acordo com um estudo publicado pela revista “Motivation and Emotion”, a chave para vencer o medo da humilhação é conseguir mudar de perspectiva. Ao visualizar uma situação embaraçosa, ao invés de se imaginar no lugar da pessoa que passa vergonha, tente se colocar numa perspectiva mais distante, de quem só observa a situação. Ao ter êxito nessa mudança de perspectiva, o medo dessas situações pode deixar de ser tão incômodo.

pathdoc / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Por que algumas pessoas sentem vergonha ao receber um elogio?

O estudo realizado pela Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburggh, Pensilvânia, nos Estados Unidos, se baseou em três experimentos, cada um com uma situação embaraçosa. Na primeira, as pessoas visualizavam um anúncio de alguém que soltava pum em uma aula de yoga. Na segunda, a situação mostrava pessoas que tinham que realizar testes de DSTs. Já na terceira, o cenário era de alguém que acidentalmente arrota em frente a uma pessoa com quem ela está paquerando.

Borysevych.com / Shutterstock.com

Após os experimentos, os pesquisadores perguntaram como as pessoas se sentiram. De acordo com as respostas, eles concluíram que, quem se colocou no lugar do indivíduo envergonhado, sentiu o mesmo incômodo.

Já quem adotou consciente a perspectiva de um observador, a sensação diminuía. Os estudiosos afirmam que isso também tem implicações também na psicologia do marketing, pois evitar situações vergonhosas pode motivar muitas pessoas a consumirem produtos.

Dessa forma, a solução parece simples: tentar mudar de perspectiva. Assim, é possível vencer esse medo tão paralisador, que impede tantas pessoas de lidar com situações tão corriqueiras.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Deu um fora gigante? Veja as recomendações dos especialistas para conseguir sair de uma situação vergonhosa