5 coisas que nunca devem se aproximar da sua vagina em nome

5 coisas que nunca devem se aproximar da sua vagina em nome da sua saúde íntima

Família & Crianças

October 31, 2018 13:19 By Fabiosa

Muitas mulheres acreditam que precisam usar uma série de artifícios para manter a limpeza da vagina, provavelmente porque não sabem que ela é autolimpante e, na verdade, interferir nesse processo pode atrapalhar o seu equilíbrio natural.

O melhor a ser feito é simplesmente lavar a vulva – parte externa – com água morna e deixar o organismo fazer o resto do trabalho.

pathdoc / Shutterstock.com

O excesso de limpeza pode ser perigoso. Um novo estudo da Universidade de Guelph descobriu que aquelas que usam produtos especiais de higiene vaginal tem três vezes mais chances de contrair uma infeção vaginal do que as que não o fazem.

1.500 mulheres foram entrevistadas por pesquisadores sobre sua saúde íntima e quais produtos costumavam usar. De forma preocupante, 95% das entrevistadas relataram o uso de algum tipo de produto de higiene vaginal, como limpadores vaginais, lenços íntimos e hidratantes.

De acordo com a ginecologista Leslie Page, "a vagina é um órgão de autolimpeza, e precisa ser tratada muito, muito gentilmente – se você não a coloca na boca, não deveria colocá-la dentro ou em volta da vagina".

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Carla Perez surpreende com pergunta inusitada à sexóloga do Altas Horas: “É bom secar a vagina com um secador depois de fazer sexo?”

Veja a seguir 4 coisas que você nunca deveria colocar perto da sua vagina:

1. Gel desinfectante

Os dados são alarmantes. Segundo o estudo, as mulheres que usam esse produto são oito vezes mais propensas a ter uma infecção causada por fungos e quase 20 vezes mais propensas a contrair uma infecção bacteriana.

2. Ducha vaginal

Doro Guzenda / Shutterstock.com

Algumas mulheres têm a prática de usar duchas que esguicham água ou outros fluidos para a vagina, para tentar se livrar de odores indesejados, mas as consequências disso podem ser bem sérias.

Estudiosos da Universidade do Texas analisaram a relação entre o uso da ducha e o papilomavírus humano (HPV) em 1.271 mulheres com idade entre 20 e 49 anos e o resultado é chocante: usar o produto quase dobra o risco de uma mulher ter câncer de ovário.

3. Lenço íntimo

Aquelas que usam lenços para limpeza vaginal apresentam duas vezes mais chances de pegar uma infecção urinária.

4. Hidratantes

Já as mulheres que costumam aplicar hidratantes sobre a vagina tem 2,5 vezes mais chances de ter uma infecção por fungos.

5. Produtos de depilação

5 coisas que nunca devem se aproximar da sua vagina em nome da sua saúde íntima

Depilar-se também pode ser prejudicial para a saúde íntima, é o que afirma a sexóloga Brigette Bard.

Em entrevista ao Daily Star Online, ela afirmou: Quando pêlos pubianos são depilados ou encerados, deixa feridas microscópicas abertas na membrana da pele, o que significa que as bactérias podem entrar. Dado o calor e a umidade lá embaixo, é um ambiente perfeito para as bactérias se reproduzirem e há um número crescente de infecções.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Mulher tem lábios vaginais “colados” após passar muito tempo sem relação sexual


Este artigo é destinado apenas a fins informativos. Antes de usar qualquer uma destas informações, consulte um especialista devidamente habilitado. O uso das informações descritas acima pode ser prejudicial para a saúde. O conselho editorial não garante resultados e não assume qualquer responsabilidade por danos ou outras consequências que possam resultar do uso da informação fornecida acima.