Saiba como socorrer uma criança engasgada

CELEBRIDADES

Saiba como socorrer uma criança engasgada

Date April 4, 2018 15:20

O caso do menino Vagner Mateus, de apenas 5 anos, que morreu após ter se engasgado com um pirulito, na quinta-feira passada (29), em Pernambuco, chocou muitos brasileiros e chamou a atenção de especialistas que alertam sobre o perigo do engasgo para crianças.

Infelizmente, esse é um acidente comum entre os pequeninos e pode ocorrer com a ingestão de objetos ou alimentos pequenos, como bombons, pipoca, amendoins e, até mesmo, leite materno.

Dizitsyn / Shutterstock.com

É muito importante estar sempre atento para evitar situações como essas. Mais do que isso: saber o que fazer para prestar os primeiros socorros ao se deparar com uma vítima de engasgamento pode salvar vidas.

De acordo com Elenilson Pereira Santos, coordenador médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Olinda, existem alguns passos que podem ser feitos para desengasgar uma criança até ela ser socorrida por um atendimento especializado. Confira a seguir:

1) Coloque a palma da mão no peito da criança.

2) Coloque um dedo em cada bochecha, para impedir que o pescoço dela caia e para liberar a via aérea.

3) Vire-a de bruços, com a cabeça levemente inclinada para baixo.

4) Dê cinco tapinhas na região central superior das costas. É possível também fazer compressões.

Katja Pruess / Shutterstock.com

5) Se a criança não desengasgar, vire-a novamente para cima, posicione dois dedos entre os mamilos e pressione cinco vezes.

systemedic / Shutterstock.com

Caso ela ainda permaneça engasgada, repita o procedimento até que ela volte a respirar ou comece a chorar, o que significa que ela desengasgou.

Todo esforço é válido quando se trata de proteger os pequenos. Além de preveni-los de acidentes, esteja preparado para ajudá-los quando precisarem.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Dicas importantes para quem se engasgou com espinha de peixe


O material deste artigo é destinado apenas a fins informativos e não substitui o conselho de um especialista devidamente habilitado.