Estudo comprova que mulheres têm mais empatia do que os hom

CELEBRIDADES

Estudo comprova que mulheres têm mais empatia do que os homens

Date 15 de março de 2018

A empatia é uma característica que permite que as pessoas consigam se colocar no lugar da outra e assim compreender melhor como o outro está se sentindo. Por meio da empatia, as pessoas são capazes de desenvolverem uma melhor conexão umas com as outras, através dessa compreensão mútua. E, de acordo com um estudo, essa característica é bem mais comum nas mulheres do que nos homens.

Pressmaster / Shutterstock.com

O estudo foi realizado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, com 46 mil pessoas, e encontrou evidências nos genes dos seres humanos, indo de encontro à ideia de que a empatia seria um traço da personalidade que poderia se desenvolver durante a infância.

A pesquisa mediu o “quociente de empatia” dos participantes do estudo, que responderam a um questionário e cederam amostras de sua saliva. Os resultados da pesquisa foram que 10% dessa divergência do nível de empatia pode ocorrer graças a características genéticas. Além disso, o menor grau de empatia também pode estar relacionado a um maior risco de autismo.

Africa Studio / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Museu da Empatia em São Paulo mostra como é se colocar no lugar do outro

Os resultados do estudo mostraram que as mulheres tiveram uma média maior que a dos homens nos questionários. Porém, os estudiosos ainda não conseguiram especificar quais os traços genéticos são os principais influenciadores nessa diferença relacionado ao gênero.

Todavia, a pesquisa ainda não mostra resultados absolutos. Além do fato de ser desenvolvida por um questionário, que pode enviesar o resultado, os pesquisadores também não conseguiram achar qual o gene específico seria o responsável pela empatia. Fora isso, destacaram também a importância da compreensão dos fatores não-genéticos, que com certeza têm papel primordial no desenvolvimento dessa característica.

Pressmaster / Shutterstock.com

Para que o resultado seja melhor, ainda é preciso mais investimentos, com uma pesquisa bem maior e com mais pessoas. Por enquanto, só nos resta tentar ser o mais empáticos possíveis.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Este ilusionista dá um show de empatia e faz mágicas incríveis para sem tetos! A reação deles é comovente!