Bom garoto! Pesquisa indica que os cachorros entendem quando

INSPIRAÇÃO

Bom garoto! Pesquisa indica que os cachorros entendem quando os donos falam com voz de bebê

Date 16 de março de 2018

Quem nunca se pegou falando com seu cachorrinho como se ele fosse um bebê, que atire a primeira pedra. Se você já se sentiu meio bobo por usar essa linguagem com seu mascote, pensando que ele não estava entendendo nada, pode ficar tranquilo. Uma pesquisa científica finalmente confirmou com seus amiguinhos peludos entendem, sim, quando você fala com essa voz e ainda prestam mais atenção!

LivinskyAlex / Shutterstock.com

Essa linguagem é chamada por especialistas de “maternês” e é tipicamente utilizada para falar com bebês e crianças. Os estudiosos afirmam que essa mudança no tom de voz pode ser uma forma de fortalecer os laços emocionais. Comumente, nos países ocidentais também se utiliza esse mesmo tom de voz para se dirigir aos bichos de estimação.

Sundays Photography / Shutterstock.com

A pesquisa comprovou, por meio de dois tipos de experiências, que os cachorros se entusiasmavam mais quando os seus humanos usavam o maternês. No primeiro experimento, foram testados 37 cachorros, 20 machos e 17 fêmeas, que foram colocados em salas com humanos, que se dirigiam a eles ora com voz de adulto e conteúdo adulto e ora falavam com voz de bebê e conteúdo do interesse dos cachorros, como “Vamos passear”.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Cachorro é adotado após ficar 4 meses na frente de hospital à espera de dono que morreu

Já na segunda parte, 16 machos e 16 fêmeas escutaram conteúdo adulto com voz de bebê e conteúdo de cachorro com voz normal. Nesse caso, o resultado não deu em nada, o que aponta que a voz de bebê só faz efeito no seu cãozinho se for associado ao conteúdo do interesse dele.

Romanova Anna / Shutterstock.com

A conclusão é que a linguagem martenês chama mais atenção do seu cachorro, mas para que ele se interesse, é preciso que eles escutem palavras relevantes para eles. Por isso, não esqueça de chamar seu cãozinho para passear com aquela vozinha específica, que ele vai adorar ouvir!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Depois de ser rejeitado cinco vezes, cachorro surdo aprende língua de sinais e ganha novo lar