Como identificar os sintomas da hipertensão

Saúde e Estilo de Vida

June 7, 2017 19:46 By Fabiosa

A hipertensão atinge mais de 17 milhões de brasileiros segundo o Ministério da Saúde, e está entre os principais motivos de morte no país. Se não identificada com antecedência, esta doença pode causar infarto agudo no miocárdio.

Segundo o Dr. Marcio Cantarelli, os principais sintomas da doença são: dores de cabeça, formigamento pelo corpo, tontura, zumbidos, sensação de desmaio com visão turva entre outros. Ele afirma que esta doença aparece na maioria das vezes na idade adulta, sendo muito frequente a partir dos 40 anos.

Photographee.eu / Shutterstock.com

As causas e como prevenir

Uma das causas pode ser por fatores hereditários, e em 80% destes casos a doença se manifesta em mulheres ainda jovens. Mas o que contribui para a elevação da pressão são os hábitos de vida não saudáveis, como ter uma dieta com muita gordura e sal, sedentarismo e obesidade. Segundo o especialista, a hipertensão pode ser também sintoma de outras doenças como tumores, distúrbios hormonais, tireoide, doenças renais e vasculares.

Para prevenir esta doença, primeiramente deve-se medir a pressão arterial e constatar se o paciente é hipertenso ou não, incluindo alguns exames indicados. É também indicado a pessoa conhecer bem os seus antecedentes e fatores de risco, adotando uma vida saudável.

Wavebreakmedia / Shutterstock.com

O cardiologista aconselha que o sucesso do tratamento depende da paciente aderir às recomendações médicas e aos tratamentos, que devem ser levados de forma séria e contínua. E para aquelas pessoas que começarem a apresentar melhoras no seu quadro, não devem parar de tomar os medicamentos sem prescrição médica.

Não deixe que os sintomas se prolonguem por muito tempo, quanto antes for diagnosticada melhor!

Fonte: Mulher com Saúde

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Costuma comer de madrugada? Entenda porque você precisa abandonar esse hábito de uma vez por todas!