Cidade se mobiliza para museu receber quadro de Mona Lisa, m

NOTÍCIAS

Cidade se mobiliza para museu receber quadro de Mona Lisa, mas restauradores não querem

Date February 15, 2018 13:30

Uma torcida de futebol se mobilizou para reivindicar a ida do quadro da Mona Lisa para a filial do Louvre na cidade de Lens, no interior da França. A ideia foi do time local, o RC Lens, que estenderam uma bandeira enorme, durante o jogo contra o Valenciennes. Tudo isso para chamar a atenção da direção do museu mais famoso do mundo.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Toda obra-prima precisa de rascunho: curador diz ter encontrado o da Mona Lisa de da Vinci

Eles se juntaram à campanha realizada pela prefeitura da cidade, que pede uma exposição temporária, do quadro de Leonardo da Vinci, no Louvre local, para comemoração de cinco anos da filial. “É uma obra prima maior, que desperta o inconsciente coletivo de todos. Isso chamaria a atenção para nossa região, e talvez até abriria outras perspectivas de desenvolvimento”, relatou Sylvain Robert, prefeito de Lens, que chegou a mandar uma carta para Emmanuel Macron, presidente francês, solicitando o empréstimo da obra.

Para reforçar ainda mais o pedido, foi elaborado um vídeo da população pedindo a visita de Mona Lisa. E eles ganharam um reforço e tanto, da ministra da Cultura, Françoise Nyssen, que cogitou uma possível transferência da Mona Lisa.

gettyimages

Mas eles têm um revés, restauradores e especialistas apontam para um certo risco de degradação da obra em caso de mudança de ambiente. Alegam também, que a tela é frágil, além de, ser montada sobre uma base de álamo, há uma fenda na parte superior que poderia sofrer danos se tirada do lugar.

Vale lembrar, que Joconda já deixou o museu do Louvre. Foi em duas ocasiões, em 1963, quando foi para os Estados Unidos e, em 1974, foi apresentado no Japão.

Mas será que a imagem, de valor inestimável, vai mesmo dar um passeio pelo interior da França? Se depender da torcida ela irá passar uns dias em Lens.