Especialistas revelam que navegar no modo anônimo não impe

DICAS

Especialistas revelam que navegar no modo anônimo não impede que o chefe veja o histórico do funcionário

Date November 23, 2017 21:13

Se você acha que é seguro assistir conteúdo "proibido" no modo anônimo do Google Chrome no trabalho, saiba que não é bem assim que funciona.

Segundo um dos desenvolvedores da Google, os chefes ainda podem manter um histórico das pesquisas na web dos funcionários quando eles estão usando a pesquisa anônima, o que, contrário à crença popular, não é realmente privado.

Screenshot Google Chrome

O vice-presidente do Google, Dan Fisher, que ajudou a criar o modo anônimo em dezembro de 2008, disse em entrevista que eles optaram por não chamar a função de "modo de privacidade" pelo simples fato de que ele não é privado.

Longe de ser uma maneira de acessar conteúdo proibido sem ser pego, a principal intenção dessa função é permitir que as pessoas compartilhem dispositivos sem prejudicar os cookies de outro usuário. Por exemplo, se um namorado está pesquisando sobre anéis de noivado e não quer que sua namorada veja, ele pode manter esse conteúdo em segredo.

LightField Studios / Shutterstock.com

"Quando você inicia a guia de navegação anônima, existe um aviso legal onde tentamos deixar claro para as pessoas que sua atividade ainda está visível para os sites que você visita e pode ser visível para seu empregador, sua escola e seu provedor de serviços de Internet", disse Fisher.

Veja mais: Dispositivo criado por um menino de 10 anos pode salvar bebês esquecidos dentro do carro

Também é útil se você deseja reservar vôos, pois evita que as companhias aéreas sigam o histórico sobre a atividade de um usuário e potencialmente aumentem o preço. E até mesmo com compras online, o modo anônimo evita que os anúncios passem a sugerir "itens similares"

Dr. Fisher afirma que a melhor maneira de manter a privacidade segura é usar um navegador atualizado. Ele ainda completa dizendo que se os usuários quiserem ser verdadeiramente invisíveis, eles deveriam usar a Tor ou a Dark Web.

Andrey_Popov / Shutterstock.com

Tor é a abreviação de The Onion Router e é uma matriz de sites criptografados que permite aos usuários navegar sob a internet diária sob anonimato completo. Ele usa várias camadas de segurança e criptografia para tornar os usuários anônimos online. A rede tem sido associada a atividades criminosas como o tráfico de drogas e até outros serviços proibidos.

Resumindo não é possível esconder a navegação do seu computador de trabalho do seu chefe, a não ser que você seja um hacker e esteja temporariamente no trabalho errado.

Recomendamos para você: O que fazer quando o celular esquenta demais