Horta em casa: como plantar, cuidar e os benefícios da hortelã

Dicas

November 28, 2017 18:06 By Fabiosa

Apesar de ser cultivada em todo o mundo, a hortelã é uma erva originária da Ásia que suporta praticamente qualquer temperatura. Até mesmo no inverno ela consegue se manter viva se sua raiz não estiver congelada, para então voltar a crescer assim que as temperaturas começam a aumentar.

A hortelã é bastante utilizada na culinária em temperos e em chás e, em algumas culturas, é utilizada como planta medicinal como calmante ou também para pessoas com problemas digestivos.

Ter uma plantinha dessa no seu quintal é uma "mão na roda" para qualquer momento. Seja para tomar um chá antes de dormir ou então em um refrescante suco de abacaxi com hortelã. E olha que ela é super fácil de se cultivar.

Como cultivar hortelã em casa

Se você está pensando em plantar uma hortelã na sua horta, saiba que primeiro de tudo, você vai precisar de um vaso isolado para essa nova "moradora". A hortelã não sabe compartilhar muito bem o espaço e costuma matar as suas vizinhas, portanto prepare um vaso com argila expandida, manta e terra fértil especialmente para a hortelã.

O vaso não precisa ser tão fundo, cerca de 20 cm de profundidade já é suficiente. Assegure-se também de deixá-la em um local protegido do vento e ensolarado.

O mais importante para o cultivo da hortelã é garantir que o seu solo esteja sempre úmido, muitas pessoas inclusive cultivam a hortelã em vasos auto irrigáveis. E também é importante existir uma frequência mensal de adubações. Quando notar que as pontas das folhas estão um pouco amareladas, saiba que é hora de realizar uma renovação daquele solo e colocar mais nutrientes na terra.

Veja mais: Conheça agora a verdadeira força que só a hortelã pode conceder!

Para colher sua hortelã não tem muito segredo. O ideal é fazer a colheita no momento em que as folhas estão bem desenvolvidas. Caso você precise de apenas algumas folhas, pode puxá-las, mas o ideal é sempre cortar a haste acima do primeiro ou do segundo par de folhas, para não prejudicar o crescimento da planta.

Usos e benefícios da hortelã

A hortelã é extremamente aromática e por isso seu uso é amplamente difundido. Além disso, a erva é ótima para ajudar na digestão, promovendo o alívio de gases, distensão abdominal, náuseas, indigestão e cólicas. A hortelã também possui efeitos benéficos contra dores de cabeça, gripes e resfriados, irritações na pele, mau hálito e é um ótimo calmante.

Para se deliciar com a hortelã que você está cultivando em casa, você pode colher algumas folhas para fazer um chá antes de dormir. E para isso você só vai precisar de 2 a 3 colheres de sopa de folhas frescas, secas ou trituradas de hortelã. Deixe em infusão de uma xícara de água quente por 10 minutos e depois é só coar e degustar.

O melhor de tudo será o prazer de se deliciar com o sabor de algo que você mesma plantou!

Recomendamos para você: Horta em casa: como plantar, cuidar e os benefícios do manjericão