Horta em casa: como plantar, cuidar e os benefícios do alecrim

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Horta em casa: como plantar, cuidar e os benefícios do alecrim

Date November 29, 2017 12:53

Originário da Costa do Mar Mediterrâneo, o alecrim é uma planta milenar. Era cultivada pelos romanos e utilizada como simbolismo para o amor e a morte e, por isso, era encontrado na soleira das portas de entrada dos romanos.

O nome original do alecrim é "Rosmarinus" que significa "orvalho que vem do mar" por ser uma planta que vivem bem próximo às regiões marítimas do Mediterrâneo. Além disso, a erva também tem uma conotação mística afastando maus olhados e "purificando" ambientes.

Por fim, o alecrim é amplamente utilizado na culinária como acompanhamento de carnes, frangos e peixes e também como aromatizador de óleos e vinagres. Mas o melhor mesmo é que o alecrim pode ser cultivado em casa, quer saber como fazer? Então vamos lá!

Como cultivar o alecrim em casa

A boa notícia é que o alecrim se dá muito bem em climas secos e pode ficar até três dias sem receber as regas. Você pode plantá-lo em vasos ou até mesmo no solo, o importante é se assegurar que a terra esta fértil e pronta para receber a hortaliça.

Veja também: Receita para reestruturação capilar com alecrim e vinagre de maçã

O alecrim é, no entanto, uma planta bastante solar e é providencial que ela receba luz diariamente, pelo menos cinco horas por dia. Enquanto a planta ainda é jovem é necessário manter o solo bem úmido, apenas quando ela estiver mais adulta que passa a tolerar solos mais secos.

Esta hortaliça pode ser plantada tanto por semente quanto por estaquia (que é quando tiramos um ramo de uma planta adulta e plantamos no solo). Corte um ramo de 15 centímetros de uma planta adulta e plante em solo úmido longe de luz solar direta para promover o enraizamento.

Para colher o alecrim basta seguir a recomendação do penúltimo nó de ramificação para permitir que ele continue crescendo.

Usos e benefícios do alecrim

A erva é rica em substâncias como pineno, cânfora, borneol, cineol, ácidos orgânicos, saponinas e taninos, esses componentes ativam a circulação sanguínea e funcionam como antisséptico e antioxidante.

Entre os benefícios do chá de alecrim, estão: combate à tosse, equilíbrio da pressão arterial, diurético, ajuda na menstruação, alivia gases, combate o stress, trata o couro cabeludo, entre outros.

E aí, que tal experimentar essa nova plantinha no horta de casa?

Recomendamos para você: Horta em casa: como plantar, cuidar e os benefícios da hortelã