Horta em casa: como plantar, cuidar e os benefícios do orégano

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Horta em casa: como plantar, cuidar e os benefícios do orégano

Date November 29, 2017 21:08

O orégano é outra erva com origem no Mediterrâneo e é praticamente indispensável em algumas culinárias, como a italiana para citar uma delas. A verdade é que foi através da popularização da pizza que o orégano veio de brinde para outras culturas, como a nossa própria e hoje é utilizado em pratos tipicamente brasileiros também.

Existem alguns tipos diferentes de orégano, alguns mais fortes, outros mais suave e é o seu gosto que vai decidir qual deles usar. Independente do tipo ou espécie, esse condimento é uma "mão na roda" de qualquer receita. E o que você está esperando para ter uma mudinha de orégano no jardim de casa? Vem ver como é fácil:

Como cultivar o orégano em casa

O orégano é uma planta relativamente fácil de se cultivar em casa. Ela é tolerante a um solo não tão rico e prefere temperaturas amenas a levemente quente. A maior necessidade do orégano é receber luz solar direta diariamente e um solo sempre úmido. Por isso as regas são bem importantes para manter essa planta viva e com vigor.

Você pode plantar orégano através de sementes, touceiras ou estaquia, sendo que o plantio por sementes leva um pouco mais de tempo até a primeira colheita. Para realizar o plantio através da estaquia, corte um ramo de aproximadamente 15 cm e remova as folhas, deixando apenas as mais próximas da extremidade do ramo (3 ou 4 pares de folhas). Então, mergulhe a metade inferior em um recipiente com água até que surjam raízes. E é esse o momento para transferi-la para um vaso.

Veja também: Orégano: uma arma poderosa na batalha contra a cólica menstrual

A colheita deve ser feita apenas depois que as plantas atingirem 20 cm de altura. Você também pode usar as flores do orégano como condimento, colha-as assim que abrirem.

Geralmente, são utilizadas folhas secas para o consumo, por isso, assim que colher deixe-as em um local escuro, quente, seco e bem ventilado. Agora é só se deliciar com um condimento diretamente da sua horta em casa.

Usos e benefícios do orégano

Quando falamos que o orégano é riquíssimo em vitaminas e nutrientes não estamos mentindo. Essa planta contém:

  • Polifenóis: o carvacrol e o timol, dois polifenóis com características antissépticas, anti-inflamatórias e que contribuem para a perda de peso;
  • Terpeno, pineno, borneol, linalol e terpineno: óleos essenciais que dão ao orégano propriedades antivirais, anti-inflamatórias, antissépticas e anestésicas;
  • Vitaminas: A, C, K e do complexo B;
  • Minerais: zinco, magnésio, cálcio, ferro, manganês, cobre e potássio;
  • Ômega 3.

Está bom ou quer mais? Com tantos benefícios, eu já saí correndo para comprar uma mudinha para minha casa.

Recomendamos para você: Horta em casa: como plantar, cuidar e os benefícios do alecrim