4 etapas para fazer o seu filho dormir na hora certa, segund

FAMÍLIA & CRIANÇAS

4 etapas para fazer o seu filho dormir na hora certa, segundo os pediatras

Date 6 de fevereiro de 2018

Quem já foi pai sabe que quando a criança dá trabalho para dormir, pode arregaçar as mangas que virão muitas noites de insônia tentando fazer com que o filho durma na hora certa. E pior, se ele não dorme, aí que as coisas podem ficar mais complicadas com abusos e mau humor no dia seguinte.

Mas as coisas não precisam ser tão complicadas. Pelo menos não para a pediatra Priscila Zanotti Staglioro que criou a técnica chamada "rotina do sono", para pais que possuem a dificuldade com o horário do sono de seus filhos.

Andrii Orlov / Shutterstock.com

Segundo a doutora, existem algumas etapas a serem realizadas para preparar a criança para uma boa noite de sono e, seguindo esses passos, é mais provável que a criança tenha sono na hora que precisa ter.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 10 lições para o seu filho aprender antes de ir para a escola

Etapas para a criança dormir na hora certa

  1. Escurecer a casa;
  2. Dar um banho quente;
  3. Escovar os dentes e fazer xixi;
  4. Deitar na cama para ler uma historinha.

Ela também indica que é possível fazer uma massagem relaxante para a criança apaziguar ainda mais os ânimos.

Anna Grigorjeva / Shutterstock.com

De acordo com pesquisas de Fundações do Sono, uma criança com 1 a 2 anos de idade deve dormir de 9 a 15 horas por dia para garantir o bom desenvolvimento de suas funções. Não é necessário que a criança durma as 15 horas seguidas apenas durante a noite, esse tempo deve ser dividido no cochilo durante o dia.

Crianças um pouco maiores, de 3 a 5 anos precisam dormir de 10 a 13 horas e o sono mais curto do que 7 horas é contraindicado até os 18 anos (o ideal mesmo é que todos conseguissem seguir a recomendação diária de sono pelo resto da vida).

javi_indy / Shutterstock.com

Apesar de se mostrar um desafio, seguir essas etapas pode ajudar e muito no seu trabalho diário de colocar o seu filho para dormir, mas é claro, se reparar que seu filho não adormece contando historinhas, mude a estratégia. E você tem outras técnicas? Compartilhe com a gente nos comentários

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Bronquiolite: uma infecção respiratória que atinge crianças até dois anos