Os benefícios da beterraba e seu papel na cura de 12 problemas de saúde

Inspiração

March 6, 2018 12:54 By Fabiosa

Historicamente, a beterraba sempre foi utilizada por conta de seus benefícios medicinais. Mas, como é comum do desenvolvimento dos medicamentos e tecnologias, as curas naturais, provenientes dos próprios remédios que a natureza nos concede, vai ficando para trás e sendo esquecida.

É por isso que decidimos relembrar os benefícios desse alimento de cor forte e sabor característico. Além de ser rica em minerais, vitaminas e diversos nutrientes, a beterraba também ajuda no combate desses 12 problemas de saúde.

Africa Studio / Shutterstock.com

1. Fluxo sanguíneo

Por ser rica em nitratos, a beterraba ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro, contribuindo para a boa circulação.

2. Desintoxica o fígado

O fígado é um dos responsáveis por limpar o nosso compor das toxinas e, por isso, muitas vezes ele pode ser prejudicado pela presença de hábitos não muito saudáveis. E a beterraba, por conter betaína, ajuda a manter esse órgão em dia.

3. Ajuda nos sintomas da menopausa e combate outros distúrbios menstruais

Por sua alta quantidade de ferro, esse alimento ajuda na recomposição das células vermelhas do sangue, contribuindo assim para melhorar a saúde do corpo feminino.

iMarzi / Shutterstock.com

4. Previne e trata o câncer

Além de tudo que já falamos, a beterraba também possui propriedades antitumorais, auxiliando no processo de renovação celular.

5. Controle de pressão arterial

Os nitratos, que já falamos ali em cima, também ajudam a reduzir a pressão sanguínea e, portanto, ela é ótima para quem tem pressão alta.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Saiba como o consumo de chocolate pode deixar de ser um pesadelo

6. Propriedades anti-inflamatórias

A beterraba também é antioxidante e, além de prevenir o envelhecimento precoce, ajuda a desinflamar os processos inflamatórios do corpo.

Madeleine Steinbach / Shutterstock.com

7. Ajuda com a prisão de ventre

Além de melhorar problemas digestivos diversos, a beterraba também ajuda a combater a prisão de ventre.

8. Ótimo combate contra anemia

Suas altas quantidades de ferro também ajudam pessoas com anemia.

9. Benéfica para os músculos

Consumir beterraba com frequência ajuda na força e na potência muscular.

Anna_Pustynnikova / Shutterstock.com

10. Efeitos positivos na pele

Um ótimo alimento contra o envelhecimento precoce. A beterraba contém altas quantidades de ácido fólico que, além de combater as rugas, também ajuda em outros problemas de pele.

11. Ajuda o cérebro

Vegetais de folhas verdes e a beterraba contém um componente importante para a saúde do cérebro, que é a betaína e o triptofano que estão intimamente ligados ao tratamento da depressão.

12. Previne problemas no desenvolvimento do feto

O ácido fólico presente nesse alimento previne defeitos no nascimento, mas apesar disso, ela deve ser consumida com moderação pelas gestantes.

E o melhor de tudo é que ela é super saborosa!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Alimentos com calorias negativas: sonho de consumo ou boato?


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo.