Sentir inveja do parceiro não é coisa de outro mundo! Saib

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Sentir inveja do parceiro não é coisa de outro mundo! Saiba o que isso pode significar

Date February 21, 2018 03:20

Quando pensamos nas dificuldades de um relacionamento a dois, desconfiança, ciúmes e raiva são alguns dos sentimentos que logo vem à mente. No entanto, apesar de não ser muito agradável de assumir, o que muita gente já deve ter sentido alguma vez dentro da relação é a inveja.

Isso mesmo. Esse pensamento incontrolável pode surgir não só com nossos inimigos, mas também com pessoas que amamos e queremos bem. Continue lendo e entenda o que isso pode significar quando esse sentimento está presente dentro da relação.

WAYHOME studio / Shutterstock.com

Por que casais podem sentir inveja dentro de um relacionamento?

Segundo especialistas, esse tipo de sensação pode aparecer quando existe um sentimento de inferioridade ou de comparação, que muitas vezes surge apenas na cabeça de uma pessoa, "a perdedora", e que geralmente está associada a um excesso de autocrítica e à baixa autoestima.

Petrenko Andriy / Shutterstock.com

A pessoa "perdedora" entra em uma espécie de competição imaginária com o outro, que nem mesmo sabe dessa disputa, e passa a adotar comportamentos agressivos sem explicações racionais. E essa atitude ainda piora se o outro está em uma boa fase da vida, fazendo com que a pessoa não consiga se sentir feliz e orgulhosa pela conquista do parceiro.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: As pessoas ficam mais felizes ao quebrar essas regras no relacionamento

É essencial que esse sentimento seja notado logo no início para que a pessoa possa se policiar e racionalizar a fonte dessa inveja. Por exemplo, pode acontecer a transformação da admiração, comum no início do relacionamento, para a inveja, intoxicando a relação com comportamentos ora raivosos, ora tristes.

fizkes / Shutterstock.com

Para conseguir se livrar desse sentimento, procure pensar que ambos possuem características positivas e trabalhe sua autoconfiança e autoconhecimento. Procure não fazer comparações e entenda que cada pessoa tem o seu momento. As diferenças dentro da relação são importantes e essenciais para a evolução e convivência do casal.

Motortion Films / Shutterstock.com

Experimente também se abrir com o seu parceiro e contar um pouco sobre suas frustrações. Assim, vocês dois poderão trabalhar para deixar esse desequilíbrio para trás e poderão seguir o caminho para uma convivência harmoniosa.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Atriz Kristen Bell cria um manual de relacionamento saudável, baseado no seu próprio casamento


O material deste artigo é destinado apenas a fins informativos e não substitui o conselho de um especialista devidamente habilitado.