Cientistas descobrem que cérebro inconscientemente envia si

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Cientistas descobrem que cérebro inconscientemente envia sinais para redução do consumo de calorias quando se está acima do peso

Date December 30, 2017 03:15

Uma pesquisa recente realizada na Universidade de Gotemburgo descobriu que os números da balança não são o único indicativo de que você está ou não no seu peso ideal. Existe uma "balança interna" no nosso corpo que parece ser ainda mais confiante a respeito do sobrepeso.

Pesquisadores suecos descobriram evidências desse mecanismo inconsciente em cérebros de camundongos, que sabe-se que operam da mesma forma que o cérebro de humanos. E, quando o cérebro percebe um aumento de peso, ou seja, quando ele sente que o corpo está mais pesado, ele gera uma cadeia de sinais que diz para que você não coma tantos alimentos.

Sharomka / Shutterstock.com

Mas essa descoberta também trouxe uma má notícia para pessoas que trabalham em escritórios. Por um motivo ainda desconhecido, esse tipo de mecanismo não funciona com pessoas que passam muito tempo sentadas.

E o resultado disso é que essas pessoas comem mais e consequentemente ganham mais peso, o que os pesquisadores afirmaram que pode ser o motivo pelo aumento da obesidade em grande parte da população.

VGstockstudio / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Cinco hábitos matutinos que podem parecer insignificantes, mas causam aumento de peso

O professor John-Olov Jansson, autor principal do estudo, confirmou que a descoberta é importante no meio científico:

Descobrimos um sistema completamente novo que regula a massa gorda do corpo. Esperamos que esta descoberta conduza a uma nova direção na pesquisa sobre a obesidade. Os achados também podem fornecer novos conhecimentos sobre a causa da obesidade e, a longo prazo, novos tratamentos para esta doença.

Para chegar a esses resultados, os cientistas estudaram ratos obesos e ainda anexaram aos seus corpos, pesos artificiais para que eles ficassem mais pesados. O resultado mostrou que os roedores perderam quase tanto peso quanto o total da carga artificial que eles estavam carregando, sugerindo que eles sabiam que estavam obesos e por isso reduziram a ingestão de alimentos.

Mas a pergunta que não quer calar é: Isso poderia ser aplicado aos humanos?

BonNontawat / Shutterstock.com

Apesar do experimento ter sido conduzido em camundongos, os pesquisadores acreditam que os seres humanos também podem ter "escalas de peso internas". Visto que roedores são historicamente conhecidos por apresentar características genéticas similares às dos humanos.

E se isso for verdade, muita coisa pode mudar sobre como tratamos as questões de emagrecimento e obesidade.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Inteligência emocional: 2 passos para controlar o desejo compulsivo de comer


Este artigo é destinado apenas a fins informativos. Antes de usar qualquer uma destas informações, consulte um especialista devidamente habilitado. O uso das informações descritas acima pode ser prejudicial para a saúde. O conselho editorial não garante resultados e não assume qualquer responsabilidade por danos ou outras consequências que possam resultar do uso da informação fornecida acima.