Quais são os riscos se a geleira gigante da Antártida se r

NOTÍCIAS

Quais são os riscos se a geleira gigante da Antártida se romper? Entenda

Date July 10, 2017 10:37

Imagine um bloco de gelo quatro vezes maior do que o Estado do Rio de Janeiro flutuando pelo oceano. Esta situação está prestes a acontecer com a geleira Larsen C, na Península Antártica que está prestes a se romper do continente. E as consequências caso isso aconteça não são muito boas.

"Falando francamente, as consequências podem ser terríveis, embora ainda não saibamos exatamente o que ocorrerá", afirmou o professor de Ciências Térmicas na Universidade São Thomas, Estados Unidos, John Abraham.

nasa

Os cientistas já sabem que uma enorme fissura, que cresce diariamente, já atingiu quase a totalidade da extensão da plataforma de gelo. Confira abaixo uma animação da fissura crescendo de acordo com os meses:

Apesar de não sabermos exatamente o que pode acontecer, esse tipo de evento já ocorreu anteriormente e em proporções menores. As plataformas de gelo Larsen A e Larsen B também racharam e se desprenderam em 1995 e 2002, mas Larsen C é bem maior do que as anteriores.

nasa

O efeito mais palpável e mais rápido a ser notado será o aumento, considerável, do nível do mar. "O aumento da produção de gases do efeito estufa, que armazenam o calor, por seres humanos, resulta tanto no aquecimento do ar quanto dos oceanos. Assim, essas placas de gelo sentem o aquecimento tanto na parte de baixo e na de cima", explicou John.

Assim, a ameaça de ter cidades engolidas pelo mar se tornará ainda mais real e Miami, por exemplo, tem grandes chances de se tornar inabitável. "Isso vai resultar num deslocamento de pessoas em todo o mundo. É algo impressionante se você pensar em termos de custos econômicos e consequências sociais de ter de realocar cidades inteiras e partes de países", completou o professor.

Recomendado para você: Já parou pra pensar em quantas pessoas já viveram no planeta terra? Uns cientistas fizeram esse cálculo!