Receber o toque de quem amamos pode aliviar dores físicas, segundo pesquisa

Inspiração

July 6, 2017 17:41 By Fabiosa

Quando estamos doente sempre queremos ter alguém por perto para cuidar das nossas dores. E aparentemente essa necessidade de companhia parece ir muito além da condição psicológica de se estar sozinho, uma pesquisa descobriu que o toque de quem amamos pode, de fato, ter uma efeito físico nas dores.

Segundo um estudo conduzido pela Universidade de Colorado, o toque de alguém é capaz de ter um efeito analgésico e, por isso, aliviar a dor. Os pesquisadores também acreditam que existe uma região no cérebro, responsável pela compreensão da dor e pelas funções cardíacas e respiratórias, que seja afetada pela sincronia entre casais que se amam.

Mikhail_Kayl / Shutterstock

O estudo

Para verificar essa tese, uma pesquisa fez com que 22 casais voluntários passassem por três situações. Em todas as situações a mulher era submetida a uma leve dor no antebraço que durava 2 minutos. Em um primeiro momento, o casal permanecia lado a lado, sem ocorrer o toque. Depois, eles podiam dar as mãos e, no último cenário, a mulher ficava dentro da sala enquanto o homem permanecia afastado, do lado de fora da sala.

Rawpixel.com / Shutterstock

Após analisar os dados, identificou-se que, quando o homem podia tocar a mulher, tanto a respiração quanto os batimentos cardíacos entravam em sincronia o que provocava o alívio físico, diminuindo consideravelmente o desconforto da mulher.

Agora você tem uma desculpa para pedir um dengo toda vez que estiver com dor.

Fonte: Independent

Recomendado para você: Eles namoraram no colégio mas a vida separou o casal… 64 anos depois eles se reencontraram e casaram!