Sustentabilidade: Como descartar corretamente o óleo de cozinha

Saúde e Estilo de Vida

Seja quando precisamos fritar uma batata frita, grelhar alguns legumes ou alguma carne, acabamos utilizando uma enorme quantidade de óleo. Mas o que você faz para jogar esse óleo usado fora?

Não vai dizer que você despeja o óleo pelo ralo da pia... Além de poder entupir a rede de esgoto da sua cidade, o óleo na água é muito difícil de ser removido, tornando a água praticamente impossível de ser tratada.

Além disso, quando reaproveitado, o óleo é utilizado para produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro e outros produtos, proporcionando um reaproveitamento da matéria-prima e a proteção do meio ambiente.

Então o que pode ser feito com o óleo de cozinha depois de utilizado?

Não se preocupe porque existem algumas alternativas que podem ser seguidas de forma completamente sustentável. Confira logo a seguir:

Guardando o óleo de cozinha para reutilização

Antes de tudo, veja se você planeja fritar alguma coisa nos próximos dias. Se sim, você pode armazenar esse óleo utilizado e usá-lo novamente para a nova fritura. Despeje o líquido em um recipiente hermético passando por um filtro de café, para não transferir pequenas partículas ou migalhas que possam ter restado na panela. Então é só fechar bem esse recipiente e guardar em um local escuro.

Mas lembre-se que só é possível reutilizar o óleo apenas uma ou duas vezes e certifique-se de sempre cheirar antes do uso. Se estiver cheirando mal, não utilize. Lembre-se também de que cada vez que você reutiliza o óleo, a temperatura limite para que ele não queime fica cada vez mais baixa.

Veja mais: 4 atitudes diárias para ajudar a evitar a poluição mundial

Opções de descarte seguro de óleo de cozinha

Se você não quiser reutilizar o seu óleo de cozinha ou já reutilizou e agora quer se desfazer dele é importantíssimo que você o faça de forma correta. Primeiro, é preciso verificar se na sua cidade é feita a coleta desse tipo de material. Geralmente, instalações públicas e grandes redes de supermercado oferecem esse canal para a população.

Além disso, não vá pensando que é só jogar o óleo em um saquinho que está bom. Primeiro, deixe o óleo esfriar completamente, então despeje-o em um recipiente não-reciclável com uma tampa e jogue-o no lixo, de preferência nos locais que já estão preparados para fazer a coleta desse tipo de material.

Outra alternativa é colocar o óleo usado em um recipiente velho, como uma lata de achocolatado, e colocar no freezer para congelar. Quando o óleo estiver sólido, você pode despejar tranquilamente no lixo sem medo de fazer uma sujeira na sua lixeira.

Dados apontam que 50 mg de óleo provocam a poluição de mais de 25 mil litros de água, ou seja, não dá para brincar nem por um segundo. Tenha uma atitude consciente e descarte de forma sustentável.

Recomendamos para você: Sustentabilidade: O que fazer com a bateria de celulares antigos

Recomendamos