Personagens inesquecíveis: Sinhozinho Malta, da novela Roque Santeiro, marcou uma época e deixou saudade

Celebridades

January 18, 2018 12:44 By Fabiosa

“Tô certo ou tô errado”? Quem não se lembra deste bordão do personagem Sinhozinho Malta, representado pelo ator Lima Duarte, na novela Roque Santeiro?

Ele dizia essa frase com uma expressão séria e ao mesmo tempo, enquanto chacoalhava o relógio de ouro e suas pulseiras no pulso.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Personagens inesquecíveis: Escrava Isaura

Tinha também a frase que ele chamava a viúva Porcina: “minha santinha”. E quem se lembra do Sinhozinho Malta em posição de cachorro latindo e lambendo a mão da viúva.

Já faz um tempo que a novela foi ao ar – 33 anos -, mas quem viveu naquela época não consegue esquecer o sucesso do Sinhozinho Malta e da novela, escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva.

Até hoje, a novela teve audiência histórica, com 95% de share no último capítulo. Sinhozinho Malta fazia parte de um “trio” de protagonistas junto com a viúva Porcina, representada por Regina Duarte e Roque Santeiro (José Wilker).

O elenco foi muito bem pensado. De um lado, tinha o Sinhozinho Malta, que apesar de seu jeito engraçado em algumas cenas e de se fazer de “cachorrinho” para a viúva Porcina, e aparentemente apaixonado por ela, ele representava o “vilão” da novela.

Ele era um fazendeiro e político muito poderoso, que mandava em praticamente tudo na cidade de Asa Branca. Já Roque Santeiro (José Wilker) simbolizava o “mocinho”.

Curiosidades sobre a novela

Censura: a novela era para ser transmitida em 1975 em comemoração aos 10 anos da Rede Globo e foi censurado por ter sido inspirada na peça O Berço do Herói, de Dias Gomes, também proibida pela ditadura militar brasileira. A novela foi liberada em 1985 durante o governo de José Sarney.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:  Por onde anda Lucélia Santos? Só neste ano, a eterna Escrava Isaura foi avó, estreou um monólogo de sucesso e ministrou alguns workshops para atores principiantes