8 dicas para ajudar o bebê na hora da desmama

Família & Crianças

Uma das datas mais especiais entre os mamães e bebês é a hora de parar de dar de mamar. "Quando" e "como" são as palavras mais repetidas pelas mães. É uma fase que realmente gera muitas dúvidas, mas que deve chegar mais cedo ou mais tarde.

É o primeiro passo para longe do ninho. Então, vamos avaliar dicas de quando é realmente o momento ideal para fazer esse desligamento, principalmente para que não seja traumático para a mamãe e para o bebê.

Vitalinka / Shutterstock.com

Então, vamos às dicas?

1. Quando sei que a hora chegou?

O Ministério da Saúde, seguindo a cartilha da OMS (Organização Mundial da Saúde), indica a exclusividade da amamentação até os 6 meses de vida. À partir dessa época (e até os dois anos), a alimentação pode ser complementar. Geralmente o próprio bebê dá indícios de que não tem mais interesse no peito.

Mas na dúvida, converse com o seu pediatra sobre o assunto.

2. Depois do desmame, esqueça a mamadeira

Todos os especialista indicam: nada de mamadeira depois de parar de amamentar. Dê leite no copinho para sua criança, para não prejudicar na mastigação. Além disso, mamadeira, assim como chupeta, pede um segundo desmame e pode causar um prejuízo emocional ao seu filho.

3. Leite de vaca pode?

A indicação dos pediatras é: para crianças menores de um ano, não. Pode servir leite do peito num copinho ou as fórmulas especiais em pó.

4. Ele não quis parar. Como faço?

Seu medo é de que seu filho sofra, não é mesmo? Mas, se você fizer tudo gradualmente, sem tirar de vez, será menos doloroso (ou até bem tranquilo). Comece a substituir uma mamada por um alimento. Para beber, também. Troque uma mamada por um copinho (mamadeira só se ele for muito novo ainda, mesmo assim ainda é preferível que não use).

Continue a dar leite do seu peito, mas não no seu peito e o bebê nunca ficará desnutrido. Se ainda tiver dúvidas, consulte o seu pediatra.

Veja também: 7 dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda

5. Quanto de leite meu bebê tem que ingerir depois do desmame?

Lesterman / Shutterstock.com

Em um dia, um bebê precisa tomar 600 ml de leite por dia. Isso significa cerca de três mamadeiras (3 copinhos). Ele precisa continuar ingerindo leite, porque é a fonte do minera mais importante para o bebê nessa idade: o cálcio.

6. E quando voltar a trabalhar?

É só seguir os passas descritos anteriormente. Prepare-se previamente (duas semanas antes do dia de trabalhar) e realize o desmame de maneira gradual.

7. O bebê pode ficar temperamental?

Pode. O que acontece quando alguém tenta te tirar do conforto? Para ao bebê é uma rotina confortável, mas faça ele perceber que você está lá e que o ama de outras formas. Paciência, pois ele pode fazer birra, manha, pode chorar... Mas, é comum.

8. Meus seios estão cheios de leite depois do desmame! O que houve?

Provavelmente você parou de amamentar abruptamente. O corpo entende quando as mamadas ficam mais espaçadas e o organismo produz cada vez menos leite. Ao cortar a amamentação de vez, a produção normal continua. Você terá que ordenhar as mamas, mas não retirar todo o leite (senão o corpo produz mais). Por fim, compressas de água fria nos seios por cerca de 10 minutos. Se o problema não se resolver depois de alguns dias, procure o pediatra.

Kiselev Andrey Valerevich / Shutterstock.com

Agora que já sabe como desmamar seu bebê, é só observá-lo crescer. Não demora muito e já estará do seu tamanho!

Fonte: Bebe.com.br

Recomendamos para você: A exposição dos bebês na Internet: até que ponto isso pode trazer problemas