Benefícios da massagem para bebês: soninho tranquilo e al?

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Benefícios da massagem para bebês: soninho tranquilo e alívio de cólicas

Date February 28, 2018 16:23

A inconstância do sono e a cólica do bebê estão entre os fatores que geram mais preocupação para os pais, principalmente aqueles de primeira viagem. Cada choro é uma angústia para saber o que o bebê está sentindo ou do que ele precisa.

Nesse momento em que não se sabe a causa das lágrimas dos pequeninos, uma boa opção para acalmá-los é fazer uso de massagens, como a shantala.

Grekov's / Shutterstock.com

Esse é um método milenar que funciona como um verdadeiro calmante, sendo capaz de trazer conforto e bem-estar ao bebê ao estimular a liberação de hormônios que promovem relaxamento. Mas o grande benefício obtido através da massagem é o estreitamento da relação entre mãe e filho, que, na verdade, é o fator responsável por deixá-lo mais tranquilo e calmo, é o que diz a psicomotrista Carmem Costa.

A shantala pode ser praticada tanto em recém-nascidos como em crianças maiores. No caso dos bebês, o recomendado é que eles recebam a massagem durante o intervalo da amamentação, para evitar engasgamento ou refluxo.

Ela pode ser aplicada de três formas, variando de acordo com a necessidade do bebê.

1) Relaxamento

Para que o bebê fique relaxado, a massagem deve ser feita antes de colocá-lo para dormir. Isso fará com que ele tenha uma ótima noite de sono. É possível utilizar óleos leves e com propriedade calmante, como camomila e lavanda, ideais para fazer movimentos suaves pelo corpo.

andriano.cz / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 4 benefícios da massagem que as pessoas desconhecem

2) Alívio da prisão de ventre

É comum que os bebês tenham essa dificuldade, uma vez que seu intestino ainda está em fase de desenvolvimento. Mas alguns movimentos podem ser feitos para ajudá-los: deite o bebê em uma superfície confortável, de barriga para cima; levante as pernas dele e dobre-as em direção ao abdômen, como se ele estivesse se exercitando. Isso irá exercer pressão sobre o intestino, incentivando a eliminação dos gases e aliviando a dor.

Oksana Kuzmina / Shutterstock.com

3) Alívio das cólicas

Para que a dor seja aliviada, apoie as costas e o tronco do bebê em um dos seus braços e massageie a barriguinha fazendo movimentos circulares, até que ele se sinta melhor.

Com a prática da shantala, vocês ficarão mais próximos ainda e ele viverá bem.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 4 etapas para fazer o seu filho dormir na hora certa, segundo os pediatras


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.