Algumas pessoas espirram todo dia, na mesma hora, e existe u

INSPIRAÇÃO

Algumas pessoas espirram todo dia, na mesma hora, e existe uma explicação para isso

Date March 6, 2018 13:05

Se você costuma espirrar todo dia e sempre no mesmo horário, saiba que existe uma explicação para isso e nós tratamos de dá-la a seguir. Mas já adiantando: trata-se de uma espécie de conspiração feita entre seu nariz e seu relógio biológico.

Caso você ainda não saiba o porquê de espirrarmos, nós explicamos: o espirro é simplesmente um tipo de resposta imune do nosso organismo e serve como um meio de limpeza, por isso não deve nunca ser ignorado.

Dragana Gordic / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Ele tinha o hábito de cobrir o nariz e a boca ao espirrar e sua garganta acabou pagando caro

Ele surge como uma reação involuntária do corpo a algum tipo de irritação, seja à poeira, pólen ou outras partículas que circulem pelo ar. Quando chega a época da primavera, então… é espirro na certa!

Porém algumas pessoas ainda espirram mesmo sem a ação desses “ativadores” mais comuns. Nesse caso, o espirro funciona quase como um despertador: todo dia, sempre na mesma hora e geralmente de manhã.

Kosheleva Kristina / Shutterstock.com

De acordo com o médico cronobiologista Michael Smolensky, em entrevista ao jornal Daily Mail, isso acontece porque o nosso relógio biológico atua junto ao sistema imunológico, fazendo com que a vontade de espirrar surja em horários específicos.

Sempre que vamos dormir, o sistema imunológico promove uma espécie de reinicialização e reduz seu ritmo de funcionamento no período de descanso. Durante os últimos estágios do sono, esse ritmo tende a ser acelerado, como se o corpo estivesse preparando-se para o início do dia e todas as substâncias estimuladoras da alergia que chegarão com ele.

HBRH / Shutterstock.com

É exatamente por isso que, no caso daqueles que costumam espirrar diariamente e sempre na mesma hora, o espirro surge cerca de uma hora depois de acordar.

Ainda de acordo com o médico, um outro fator provocador desse fenômeno é a irritabilidade, que pode ser causada pela insônia e deixa algumas pessoas menos imunes à alergia.

Interessante, não é mesmo? Mais uma curiosidade do complexo e incrível corpo humano.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 10 diferenças entre um resfriado comum e alergias