Esse truque pode ajudar a prevenir o câncer de mama

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Esse truque pode ajudar a prevenir o câncer de mama

Date September 20, 2017 15:50

Segundo a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, o câncer que é mais comum ao redor do mundo e que mata mais mulheres é, sem dúvida alguma, o câncer de mama. Por volta de uma a cada quatro mulheres é afetada pela doença.

Esse tipo de câncer é o segundo tipo de tumor maligno que mais afeta as brasileiras, ficando atrás apenas do câncer de pele. Segundo o SIM, Sistema de Informações sobre Mortalidade, mais de 14 mil pessoas morreram de câncer de mama só em 2013.

Mas uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard, nos EUA, recentemente coletou dados entre 1989 e 2013 para descobrir que o hábito de deixar a luz acesa à noite pode elevar sim os riscos do câncer de mama.

Mais de 100 mil mulheres foram avaliadas e os pesquisadores chegaram ao resultado de que as participantes que viviam ou trabalhavam em lugares com luminosidade noturna eram mais propensas a desenvolver o câncer.

"A associação entre luminosidade noturna e câncer de mama só existiu naquelas que eram ou já foram fumantes ou na turma que estava na pré-menopausa", disseram os estudiosos envolvidos na pesquisa.

A hipótese é que a luz artificial pode mexer com o relógio biológico, alterando o funcionamento dele, assim como o de uma série de hormônios femininos que estão ligados a tumores.

Recomendamos para você: Será que você está em um relacionamento abusivo? Veja estes 20 sinais e livre-se deste problema!