Treinos HIIT: diminuem a barriga e podem ser feitos em apenas 15 minutos, 3 vezes por semana

Família & Crianças

October 25, 2018 16:04 By Fabiosa

Se você costuma pegar pesado na esteira para perder barriga, o seu esforço está sendo em vão, é o que afirma o nutricionista e personal trainer Pieter Christiaens.

Isso porque, de acordo com ele, o exercício cardio – assim chamado por aumentar a frequência cardíaca, como a corrida, o ciclismo, e a natação – não é adequado para quem quer queimar gordura abdominal. Há, por sua vez, outros tipos de treinos que permitem conquistar e manter um abdômen sarado, os quais serão comentados mais a frente.

Treinos HIIT: diminuem a barriga e podem ser feitos em apenas 15 minutos, 3 vezes por semanaTreinos HIIT: diminuem a barriga e podem ser feitos em apenas 15 minutos, 3 vezes por semanag-stockstudio / Shutterstock.com

Mas antes de tudo, é preciso frisar a importância de se desenvolver bons hábitos alimentares. Esse é o principal meio de conquistar a perda de peso. Para se ter uma ideia, alguns estudos indicam que 75% dos resultados vêm da alimentação. Sendo assim, a parcela de participação da atividade física no processo de emagrecimento é de apenas 25%.

E tem mais: Pieter informa que o excesso de esforço físico pode ser até pior que o sedentarismo, fato esse comprovado por um estudo recente que mostrou que os corredores de longa distância têm expectativa de vida semelhante à de pessoas sedentárias. Segundo James O’Keefe, médico especializado em cardiologia preventiva, isso acontece devido à sobrecarga gerada no coração pela grande quantidade de horas de corrida.

Se for feito de forma moderada, o exercício aeróbico beneficia a saúde e ajuda a manter a perda de peso, mas ainda não é a melhor opção para emagrecer. Em vez de ajudar a diminuir a barriga, ele provoca a perda de massa muscular e, caso seja praticado exageradamente, aumenta os níveis de estresse e desregula o metabolismo.

Treinos HIIT: diminuem a barriga e podem ser feitos em apenas 15 minutos, 3 vezes por semanaTreinos HIIT: diminuem a barriga e podem ser feitos em apenas 15 minutos, 3 vezes por semanaantoniodiaz / Shutterstock.com

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Afinal, qual é a opção certa para quem quer perder gordura abdominal?

Um dos meios mais eficazes é o chamado Treino HIIT (High-intensity interval training). Esse tipo de método nada mais é que um treinamento intervalado de alta intensidade, que combina períodos curtos de esforço máximo com intervalos de recuperação.

O grande diferencial dessa técnica é o fato da atividade intensa garantir que o metabolismo se mantenha acelerado mesmo com o fim do treino, o que não acontece quando se treina de forma moderada.

Outro ponto positivo é a possibilidade de se praticar o HIIT também dentro de casa, adotando vários tipos de exercícios, com ou sem equipamentos. Além disso, ainda tem como vantagem o seu tempo de duração, que varia entre 10 e 30 minutos, podendo ser realizado 2 a 3 vezes por semana.

A seguir, você pode conferir três tipos de treinos HIIT:

1. Corrida

Corra o mais rápido que conseguir por 30 segundos, caminhe durante a mesma quantidade de tempo e repita esse ciclo entre 10 e 20 minutos.

Caso você prefira correr em uma pista de atletismo, corra nas retas e caminhe nas curvas.

2. Treino dos 300

Treinos HIIT: diminuem a barriga e podem ser feitos em apenas 15 minutos, 3 vezes por semanaTreinos HIIT: diminuem a barriga e podem ser feitos em apenas 15 minutos, 3 vezes por semanaUndrey / Shutterstock.com

O foco desse método é executar os exercícios corretamente, no mínimo de tempo possível.

Faça 100 agachamentos, 100 flexões e 100 abdominais. No momento em que sentir a musculatura falhando, pare por até 30 segundos e continue até alcançar a meta de 100 repetições.

3. HIIT na Bicicleta

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Pedale em velocidade máxima por 20 ou 30 segundos, depois pedale devagar durante o mesmo tempo de duração e repita o processo por um período de 10 a 20 minutos.

Nesse caso, é necessário completar a atividade com uma caminhada diária de pelo menos 30 minutos.

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