Quantas vezes você deve lavar o cabelo, de acordo com espec

INSPIRAÇÃO

Quantas vezes você deve lavar o cabelo, de acordo com especialistas

Date April 17, 2018 17:02

Apesar de ser algo que faz parte da nossa rotina, lavar as madeixas é uma prática que envolve alguns tabus e questionamentos. Um deles é a dúvida que passa pela cabeça de muitas mulheres: afinal, quantas vezes o cabelo deve ser lavado?

Além de manter a higiene capilar e a saúde do couro cabeludo, uma boa lavagem pode ser refrescante – principalmente nos dias de carlozão – e ainda ajuda a relaxar. Sabendo disso, algumas mulheres costumam lavar o cabelo todo dia, o que, de acordo com especialistas, nem sempre é a melhor opção.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 7 truques simples para deixar seu cabelo crescer com mais rapidez, volume e saúde

"Eu recomendo lavar o cabelo apenas quando ele realmente precisa ser lavado (não apenas porque você está tomando banho)", disse o cabeleireiro de celebridades, Matt Fugate. Ele explica que a oleosidade natural do cabelo é essencial para a nutrição dos fios e do couro cabeludo, portanto, a limpeza diária pode causar algum desequilíbrio e, assim, comprometer a saúde capilar.

Caso seja lavada com muita frequência, nossa cabeleira pode ficar seca e quebradiça, havendo ainda o risco de acontecer a irritação do couro cabeludo, é o que diz Joshua Zeichner, diretor de pesquisa clínica e cosmética do departamento de dermatologia do Mount Sinai Hospital.

Outro especialista no assunto, o químico Perry Romanowski, acrescenta que o processo de passar o xampu e o condicionador nos fios pode danificar a cutícula (camada externa), uma vez que eles incham e ficam mais vulneráveis quando estão molhados.

Por outro lado, é preciso observar se você está lavando o cabelo o suficiente, porque passar muito tempo sem lavá-lo também pode causar alguns danos. "Se você não lava o cabelo com frequência, o óleo do couro cabeludo tende a se acumular. Isso causa a oleosidade do cabelo e pode promover a caspa", afirmou Joshua.

No fim das contas, a verdade é que muitas mulheres lavam o cabelo diariamente e não têm problemas com isso. O melhor a ser feito, então, é entender como seu cabelo reage à limpeza diária e encontrar um cronograma capilar ideal para ele.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Solta esse black! Se você pensa que o cabelo afro dá muito trabalho, veja essas dicas e prepare-se para arrasar!


Este artigo é destinado apenas a fins informativos. Antes de usar qualquer uma destas informações, consulte um especialista devidamente habilitado. O uso das informações descritas acima pode ser prejudicial para a saúde. O conselho editorial não garante resultados e não assume qualquer responsabilidade por danos ou outras consequências que possam resultar do uso da informação fornecida acima.