6 segundos: isso é tudo o que você precisa para não fazer

NOTÍCIAS

6 segundos: isso é tudo o que você precisa para não fazer algo que vá se arrepender!

Date July 19, 2017 13:14

Quem nunca fez algo no calor da emoção e se arrependeu depois? Isso acontece frequentemente com pessoas impulsivas, aquelas que não costumam pensar antes de agir. Esse tipo de atitude pode ser interpretado como espontaneidade, mas também pode trazer muitos problemas de convivência. Afinal, ninguém gosta de estar perto de alguém que "explode" o tempo inteiro, não é mesmo?

STUDIO GRAND OUEST/ Shutterstock

A boa notícia é que mesmo as pessoas mais impulsivas podem desenvolver técnicas para domar as emoções, tudo é uma questão de entender como o corpo processa algo desagradável (um comentário infeliz, um e-mail mal educado ou uma resposta atravessada). É importante saber que 2 partes do cérebro são responsáveis pela forma como reagimos: o córtex cerebral, que é o que racionaliza e o sistema límbico, encarregado das emoções.

Parece inacreditável mas a chave para o autocontrole está na amídala, que abriga o sistema límbico. Quando algo desperta a nossa emoção, a amídala incha e faz com que a resposta saia de maneira automática. Essa reação instantânea vem do processo evolutivo. Fazia todo sentido pensar rápido para conseguir escapar de uma ameaça como um predador, mas o mesmo não precisa ser aplicado na hora de responder um e-mail do chefe, certo?

Lightspring/ Shutterstock

Antes de agir sem pensar, é possível apertar o "botão de pausa". Ele pode impedir que a gente faça o primeiro que passa pela cabeça durante os 6 primeiros segundos. Você pode acioná-lo com algo tão simples quanto sentir os pés tocando o chão ou respirar profundamente, o que faz o cérebro desviar a atenção do problema. Contar até 6 também ajuda. Ou contar até 100, como já sugeriam as nossas avós. Aos que praticam a meditação, contemplar a emoção sem julgá-la também pode ser um caminho (mas isso requer um treinamento maior da mente).

Recomendado para você: Escola substitui ‘castigo’ por aulas de meditação e os resultados são incríveis!