É primavera! Separamos 3 óleos da aromaterapia que podem te ajudar (e muito)!

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

É primavera! Separamos 3 óleos da aromaterapia que podem te ajudar (e muito)!

Date September 20, 2017 23:29

Sempre falamos por aqui dos benefícios das propriedades das plantas e flores em receitas caseiras de cuidados com a pele e o cabelo, mas sabia que elas também são ótimas aliadas no tratamento de problemas de saúde e emocional? Celebramos a chegada da primavera com um guia completo de Aromaterapia, para você entender como esse tratamento funciona.

Colors/ Shutterstock

A base da aromaterapia é a fitoterapia, mas quem desenvolveu o sistema dos 13 aromas e popularizou essa prática foi o biólogo alemão, Dietrich Gumbel.

Há quem considere a aromaterapia um estilo de vida, um método para aliviar dores, prevenir doenças e aumentar a sensação de bem-estar.

Diferentemente dos óleos vegetais que usamos nos rituais de beleza (óleo de coco, jojoba, etc...), que são extraídos através de prensagem, os óleos essenciais passam por um processo de destilação.

Ambos são usados na aromaterapia. Conhecidos como carreadores, os óleos vegetais são usados para diluir os óleos essenciais, que são muito concentrados. As composições são totalmente naturais. Ou seja, tudo foi extraído da própria planta.

As plantas têm princípios ativos que são componentes químicos curadores. Com a aromaterapia é possível fazer um check-up emocional através do olfato e direcionar o tratamento para as necessidades específicas de cada indivíduo. O olfato sempre se atrai mais pelo cheiro que pode curar o problema mais latente do organismo. É compreensível, afinal, esse sentido é guiado pelo cérebro... esse danado que sabe tudo!

Uma boa pedida para aplicar a aromaterapia no dia a dia é usar um colar com difusor de óleos essenciais. O aroma de limão, por exemplo, é um ótimo aliado para concentração no trabalho.

Confira os óleos que toda mulher deve ter na bolsa:

Nito/ Shutterstock

Lavanda: é o único óleo que pode ser usado puro na pele porque não é tão concentrado. É ótimo para curar queimadura, picada de inseto, machucado de criança. Para quem sofre de insônia, pingar umas gotinhas no travesseiro pode ajudar a ter uma boa noite de sono.

Hortelã: excelente para quem sofre do estômago ou qualquer tipo de problema no sistema digestivo. Uma simples inalada neste aroma já dá uma sensação de alívio. Também é indicado para quem tem problemas respiratórios.

Rosa:  pode ser usado para tratar a depressão, assim como desequilíbrios emocionais e hormonais.

Viva a primavera e o aroma das flores!

Recomendado para você: SUS agora oferece meditação, arteterapia, reike e outras terapias alternativas