Pesto: receita e história do molho que é a cara do verão

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Pesto: receita e história do molho que é a cara do verão

Date November 3, 2017 00:17

De uns tempos pra cá, parece que o pesto se tornou o novo queridinho da gastronomia. Versátil e fácil de fazer, ele agrada os paladares mais variados. A receita tradicional nasceu em Gênova, na Ligúria, norte da Itália, mas já conquistou as mesas dos quatro cantos do mundo. O nome do molho tem origem no verbo italiano "pestare", que significa macerar.

Anaumenko / Depositphotos.com

A chave do sucesso desse complemento é que ele precisa apenas de 6 ingredientes: manjericão fresco, pinoli (no Brasil foi substituído pelas nozes), queijo pecorino (ou queijo parmesão), alho, azeite e sal.

Veja também: Pesto com ervilhas e hortelã

Tradicionalmente, esses ingredientes eram macerados em um pilão e, mesmo com a facilidade que temos hoje de poder misturar tudo no liquidificador, muitas famílias italianas ainda preferem preparar a receita à moda antiga. Faz sentido, afinal, isso também interfere no resultado. O movimento rotário das mãos rasga as folhas de manjericão e acentua o sabor.

Stocco.claudio.libero.it / Depositphotos.com

Vamos dar as duas receitas, assim você pode embarcar em uma viagem e preparar uma comida como as nonas do norte da Itália ou simplesmente optar pelo modo de preparo mais rápido (e não menos delicioso).

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de manjericão fresco
  • 1/2 xícara (chá) de nozes (ou pinoli)
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (100 g)
  • 2 dentes de alho
  • 1 1/2 xícara (chá) de azeite
  • sal a gosto

Modo de preparo no pilão

Peteer / Depositphotos.com

Lave e seque as folhas de manjericão. Forre a base do pilão com sal e alho, pois isso o evita a oxidação das folhas do manjericão, deixando a planta cheirosa e saborosa por mais tempo. Acrescente o manjericão e amasse até formar uma pasta homogênea. Incorpore o queijo e, por último, o azeite.

Modo de preparo no liquidificador

Lave e seque bem as folhas de manjericão. Coloque no liquidificador o azeite e as nozes, o alho e o queijo até triturar. Junte as folhas de manjericão e termine de misturar tudo. Atenção: quanto menos você bater o manjericão, mais verdinho o seu molho vai ficar.

Sugestões de consumo: acompanha macarrão, saladas, frango grelhado e polenta.

Deu água na boca, né?

Recomendamos pra você: Sanduíche Caprese com Pesto