Personagens inesquecíveis: Escrava Isaura

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Personagens inesquecíveis: Escrava Isaura

Date 8 de outubro de 2018

Lançada em 1976, a novela Escrava Isaura foi um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira. A história, adaptada do livro homônimo de Bernardo Guimarães, era fascinante, mas o que mais encantou o público foi a interpretação da escrava branca pela jovem Lucélia Santos, recém-chegada à Rede Globo e abocanhando o papel de protagonista da trama dirigida por Herval Rossano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por DiDo❤ (@alexozpin92) em

 

 

Mas a atriz não foi a primeira e nem a segunda opção do diretor. A princípio, Herval queria Débora Duarte para o papel, mas esta teve que recusar porque estava grávida de Paloma Duarte, fruto do seu relacionamento com Antônio Marcos. Depois, Louise Cardoso foi cogitada, mas quando o diretor viu o desempenho de Lucélia Santos na peça Transe 18 teve certeza que estava diante da sua Isaura.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Por onde anda Tereza Seiblitz? A cigana Dara volta às telinhas, mas a atriz dedica boa parte do tempo aos filhos e à literatura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lucélia Santos, Santo André, SP, 20/05/1957. #teatro #atriz#luceliasantos#santoandre#sp#saopaulo#actress #brasil#dramaturgiabrasileira #brazilian #cultura

Uma publicação compartilhada por Atores e Teatro (@atores_e_teatro) em

 

 

O sucesso do personagem não seria o mesmo sem os seus companheiros de cena. Rubens de Falco estava impecável na pele do terrível Leôncio e Edwin Luisi parece ter nascido para interpretar o idealista e apaixonado Álvaro.

Escrava Isaura é uma das novelas mais comercializadas no exterior e já foi exibida em mais de 100 países. O autor Gilberto Braga acertou em cheio na adaptação do livro para a televisão, que tinha sido sugerida por uma professora de português dos seus tempos de ginásio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escrava Isaura 1976 Tb Globo . Com Lucelia Santos.

Uma publicação compartilhada por Kleber Medeiros (@kleberjpa) em

 

 

 

Curiosidades sobre a novela

 

Sucesso internacional

A novela fez tanto sucesso em Cuba que o racionamento de energia era suspenso no horário da novela para que os telespectadores não perdessem nenhum capítulo. Já na China, Lucélia Santos ganhou o Prêmio Águia de Ouro, com o voto de cerca de 300 milhões de pessoas. Na Europa, o sucesso também foi estrondoso, tanto que em uma viagem de Lucélia Santos e Rubens de Falco para a Polônia, os fãs lotaram as ruas das cidades por onde passaram para aplaudi-los.

Record de reprises

Escrava Isaura é a novela mais reprisada da Globo. No total foram 5 exibições, entre os anos de 1977 e 1990.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Por onde anda Lucélia Santos? Só neste ano, a eterna Escrava Isaura foi avó, estreou um monólogo de sucesso e ministrou alguns workshops para atores principiantes