Personagens inesquecíveis: quase 30 anos depois do lançamento da novela, a Tieta de Bett

Personagens inesquecíveis: quase 30 anos depois do lançamento da novela, a Tieta de Betty Faria ainda está na cabeça dos telespectadores

Celebridades

January 12, 2018 00:51 By Fabiosa

Sem sombra de dúvidas, um dos papeis mais importantes da carreira de Betty Faria foi a inesquecível Tieta. Inspirada na obra homônima de Jorge Amado, a novela lançada em 1989 apostava em uma protagonista forte, independente e dona do seu nariz (e dos seus desejos), algo que não se encaixava no estereótipo das mocinhas da teledramaturgia da época. A ousadia deu certo e a atriz foi alçada ao time de grandes estrelas da casa e seria lembrada mesmo após décadas por essa personagem.

A princípio, a trama seria apenas uma minissérie com, no máximo, 30 capítulos, por isso o autor, Aguinaldo Silva, precisou criar muitos enredos que não estavam na obra original.

VEJA TAMBÉM: Por onde anda Eduardo Tornaghi? Galã da década de 80 abriu mão da fama para viver de sua arte nas ruas do Rio de Janeiro

Não é à toa que a atuação de Betty Faria foi impecável. A atriz buscou uma fonoaudióloga renomada para construir o sotaque nordestino e contou com o auxílio de um personal trainer para reforçar sua exuberância física, tão descrita na obra de Jorge Amado.

O sucesso de Tieta foi tão grande que a atriz chegou a lançar uma linha de roupas chamada Tieta by Betty Faria.

Joana Fomm também chamou atenção com sua viúve Perpétua. Os gestos exagerados, quase circenses, que em um primeiro momento pareciam foram de tom, acabaram se revelando um grande acerto e fizeram a personagem cair nas graças do público.

Reprisada no canal Viva no ano passado, a trama provou que continua com tudo. Tieta já é o maior sucesso do canal de reprises e conseguiu uma audiência 66% maior que a sua antecessora, A Gata Comeu.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Por onde anda Tássia Camargo? Aos 55 anos, a atriz não pensa em voltar para a TV mas continua atuando no teatro