Cientistas avançam mais um passo para a cura do HIV

ANIMAIS

Cientistas avançam mais um passo para a cura do HIV

Date November 4, 2017 13:25

Cientistas do Scripps Research Institute-Florida (TSRI), nos Estados Unidos) fizeram uma descoberta que pode ser um grande motivo de esperança para as pessoas que possuem o vírus HIV. Os pesquisadores do instituto encontraram um jeito de tratar a doença de uma forma funcional.

viperagp / Depositphotos.com

Em um estudo, divulgado na revista Cell Reports, compartilhou uma análise feita em um novo remédio que tem um princípio ativo que age diretamente no organismo do paciente.

Recomendamos para você: Americana compartilha dica de como limpar tênis brancos sem água sanitária

Pela análise, o novo medicamento consegue acabar com a replicação do vírus em células que já foram infectada. Dessa forma, o remédio previne a recuperação do vírus. A reprodução do vírus costuma acontecer depois que ele sofre uma queda. E a melhor parte do estudo é que o remédio continua seu efeito, mesmo depois que o paciente interrompe o tratamento.

peshkova / Depositphotos.com

A descoberta foi batizada pelos estudiosos como “Bloquear e Travar”. Ainda de acordo com os médicos, a nova descoberta previne a reativação do vírus dentro de células. Dessa forma, a doença fica em estado reprimido, o que não faz mal ao corpo.

Em uma entrevista dada recentemente, a professora do TSRI e autora da pesquisa, Susana Valente, afirma que o uso do remédio, combinado com o coquetel de antirretrovirais, consegue uma redução drástica na presença do vírus RNA.

Para chegarem a esse diagnóstico, os médicos fizeram uma série de testes em ratos. Parte dos roedores não apresentou evolução de células infectadas, mesmo sem tomar o medicamento por 19 dias.

FotoJagodka / Depositphotos.com

Outra parte dos ratos ficou com o vírus indetectável por 16 dias, depois do fim do tratamento com o medicamento.

Veja também: 5 dicas fáceis para remover manchas