7 sinais que a sua boca transmite quando há algo errado com a sua saúde

NOTÍCIAS

7 sinais que a sua boca transmite quando há algo errado com a sua saúde

Date July 11, 2017 01:16

Os sinais que a boca dá quando algo não vai bem estão relacionados à má higiene ou problemas de saúde. Dra. Maria Luiza dos Santos, dentista especialista em implantodontia, ortodontia e odontologia estética,  explica o significado dos diferentes sinais que surgem na saúde bucal. Porém é preciso lembrar de que quem vai saber diferenciar o que quer dizer cada sinal é um profissional.

Feridas nos lábios

Quando o sistema imunológico está deficiente, ele emite sinais de herpes, que é desencadeado no caso de imunidade baixa, quando a pessoa toma muito sol, não ingere Vitamina C suficiente, dorme mal, está estressado ou comendo mal.  O herpes fica avermelhado, forma bolhinhas, arde e incomoda.

Boca seca

Boca seca indica algum problema na glândula salivar. Algum tratamento específico no dentista também pode ser causador da boca seca. Há mais de 400 medicamentos que podem causar a hiposalivação e os remédios para emagrecer, calmantes, antidepressivos e diuréticos estão na lista. Além do mais, o estresse também pode agravar o quadro.

Gengiva sangrando

Muitas vezes pode ser apenas um machucado provocado pela escova de dentes ou por um alimento. Mas há a possibilidade de que esse seja um sinal de diabetes, uma vez que a doença traz problemas de coagulação e, consequentemente, é comum que os sangramentos apareçam. Próteses dentárias mal adaptadas ou até mesmo lesões cancerígenas também podem estar causando este mal.

Dentes doloridos e desgastados

Alguns pacientes descarregam o estresse emocional nos dentes e para isso existe um tratamento que requer ajuda de dentista e  um psicólogo, porque o problema tem origem emocional ou até neurológico.Um dentista contou que uma de suas pacientes tinha uma dor no dente, mas após os exames descobriu que ele estava saudável.  Era depressão do sistema nervoso central. A paciente foi medicada e a dor passou.

Mau hálito

Apneia do sono e doença de goma (periodontite) deixam as gengivas inflamadas e sangrando fazendo com que  o mau hálito apareça constantemente. Toda vez que a quantidade de saliva diminui - aumentam as bactérias. Mas a boa notícia é que em 99% dos casos se a língua for bem escovada, a pessoa não vai ter mau hálito já que as bactérias diminuem muito desta forma.

Aftas

Alimentos ácidos que desequilibram o pH da boca, diabetes, o estresse emocional, a deficiência de ferro, vitamina B12 e ácido fólico podem ser os responsáveis pelo problema. Além disso, no período menstrual as aftas também podem aparecer, devido às mudanças hormonais. Os bebês têm mais mais aftas porque são mais sensíveis e não têm tanta destreza quanto os adultos. As próteses mal adaptadas também podem causar o problema, além da boca e o cigarro.

Língua muito avermelhada ou branca

Falta das vitaminas E, B2, B3, B12 e do ácido fólico resulta em  língua avermelhada e inchada. A língua amarelo-esbranquiçada, com aspecto pastoso pode ser sinal de candidíase. Esses sinais são mais comuns em recém-nascidos, em quem tem próteses removíveis ou problemas imunológicos. O estresse também pode deixar a língua branca. Porém se a língua for escovada, isso tende a melhorar. A profissional aponta ainda que a língua branca pode significar uma deficiência de ferro ou de biotina.

Fonte: M de Mulher